Mamy torna-se a primeira rapper angolana a subir ao palco do Top dos Mais Queridos

O dia em que, pela primeira vez, um cantor do estilo rapper venceu o Top dos Mais Queridos, o principal e mais antigo evento de premiação musical do País, também foi o dia em que a primeira artista do mesmo género exibiu-se naquele importante palco. Enquanto Yannick Afroman, com o seu tema “Bakongo” sagrou-e o mais querido de Angola, Mamy conquistou o feito de “primeira rapper a pisar o palco do Top dos Mais Querido”.

Com indumentaria tipicamente africana, e coreografia a condizer, Mamy apresentou-e ao lado do conceituado musico Ricardo Lemvo, o grande convidado da gala, que nesta edição homenageou o cancioneiro angolano, com o tema “Cantares da Terra”, como forma de valorizar as diferentes línguas nacionais do país, no âmbito da promoção das línguas maternas e da música tradicional.

Com esta vitória, Yannick, que obteve 8.583 votos, entrou na história do Top dos Mais Queridos ao tornar-e no primeiro artista rap a conquistar o galardão. Por outro lado, o músico Pedrito, com três edições ganhas desde o longínquo ano de 1982, continua a ser o recordista do Top dos Mais Queridos, uma realização da Rádio Nacional de Angola (RNA), que reúne anualmente os melhores da música angolana.

Pedrito venceu a primeira edição realizada em 1982, repetindo os feitos em 1984 e 1986. Na segunda posição aparecem Jacinto Tchipa, vencedor em 1988 e 1989, e Matias Damásio, que conquistou o top em 2007 e 2013.

Biografia

Natural de Luanda, onde nasceu a 01 de Fevereiro de 1988.  MAMY é uma rapper, compositora, radialista e ativista angolana.

Com a música na veia, desde muito cedo teve influência paterna na paixão pelos vinis, onde ouvia Bob Marley, Michael Jackson, Abba, Bonney M, entre outros.

Cresceu em Lisboa e foi lá em 2009 que começou a carreira artística. Começou como DJ, depois produtora musical e juntando o ritmo à poesia, tornou-se na rapper que hoje é.

Desenvolveu a paixão que trazia pela poesia e melhorou as habilidades na escrita e composição.

Tem no repertório o Single “Génesis da Miss Skills”, o Álbum “Génesis”, o projeto colaborativo com outras rappers angolanas denominado “Rapvolução” e a EP “Femme Fatale”.

MAMY tem a carreira internacionalizada em festivais como: “Terra do Rap” no Rio de Janeiro e a “Black Friday” em S. Tomé e Príncipe.

Mamy já pisou em outros grandes palcos como a “Festa da música” na Bahia de Luanda pela Alliance Française. Show no Atlântico e mais recentemente participou na Tour da Tigra e Tour da Sumol pelos bairros com um elenco de peso.

Com algumas indicações e nomeações para os prémios Top Rádio Luanda, Angola Hip Hop Awards e Angola Music Awards, MAMY continua a trabalhar árduo para elevar a sua carreira.  Pretende trazer inovação, musicalidade e autenticidade ao mundo musical.

Sharing is caring!

Deixe um comentário