DICAS DE LIVROS – “TRAMAS & DRAMAS DA VIDA URBANA” – HIDELBRANDO PAFUNDI

DICAS DE LIVROS – “Periferia pura”.

Por: Germano Gonçalves.

A obra: TRAMAS & DRAMAS DA VIDA URBANA.

Autor: HIDELBRANDO PAFUNDI.

Editora: Selo do povo – 2011

A obra: TRAMAS & DRAMAS DA VIDA URBANA.

O livro de contos do escritor e jornalista Hildebrando Pafundi, Trama & dramas da vida urbana. Nesta obra podemos encontrar grandes perolas literária como, por exemplo, a primeira orelha do livro e feita pelo jornalista Ademir Medici, brilhante amigo e companheiro que assina a coluna “Memória”, no Diário do Grande ABC. Ainda nessa linha de bons literatos temos também  o prefácio da professora Judith Vilas Boas, que também fez a revisão já com a nova ortografia.

Conta ainda a obra com dois posfácio: um do poeta de Santo André, Cláudio Feldman, e outro do escritor Glauber Ferreira, residente em Brasília.

Além de todos esses nomes renomados da literatura a obra vem com a biografia do autor, o texto da contracapa é escrito pelo poeta de Mauá, Aristides Theodoro. Nesta obra para que se perceba a clareza nos contos fictícios de Pafunde podemos destacar o conto: O Devaneio de Paula, na página 13, apesar de que a ficção de Hildebrando Pafundi é constituída de pequenos contos, na maioria ambientada na Região do ABC Paulista e São Paulo, de forte cunho social sem perder a ironia. Nos contos deste livro principalmente podemos encontrar as pistas de danças como cenário em contos como: “A greve dos coveiros” e “Barzinho Sórdido, incluídos no livro No ritmo sensual da dança, são obras que dignificam qualquer antologia do gênero. Sinto-me privilegiado por ter conhecido este ilustre escritor e jornalista amigo das letras durante as aulas da escola livre de literatura da Casa da Palavra de Santo André – SP e o mais importante manter essa amizade até os dias de hoje admirando suas obras e tendo como orgulho de seus trabalhos as letras da região do grande ABC Paulista conhecida por ser uma região industrializada, mas as letras estão ao seu redor por causa deste brilhante escritor e jornalista amigo meu Hildebrando Pafundi”.

Hildebrando Pafundi

Um pouco de Pafundi.

O inicio de Pafundi na literatura deu-se no ano de 2000, com a publicação de seu conto Promessa de vingança, na coletânea dos classificados do “Concurso de Contos Academia de Letras da Grande São Paulo”, editado pela Scortecci. Nesse ano, publicou também uma série de crônicas sobre memórias da Vila Assunção, tradicional bairro de Santo André, na coluna “Memória”, de Ademir Medici, no Diário do Grande ABC. Em 2002, participou junto com outros 13 escritores e jornalistas do Grande ABC e São Paulo do livro “Guido Poianas retratos da cidade”, organizado por José Armando Pereira da Silva, editado pelo Fundo de Cultura do Município nesse mesmo ano, com a crônica “Guido Poianas e a Vila Assunção”.

Em novembro de 2003, o conto Uma noite em São Paulo recebeu o Prêmio Edição e foi publicado na Antologia do IV Concurso “Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira”. É colaborador desde 2003 da Revista Artpoesia, editada em Salvador, Bahia.

Outras obras do autor:

No Ritmo Sensual da Dança (contos)Ed. W, 2006. Cotidiano e Imaginário do ano 2000(diário), Ed. W, 2007 e Janela da Liberdade e Outras Histórias (infantil), Ed.Espaço ideia, 2008.

Leia a coluna do autor Esquina Descontraida no site: www.cliqueabc.com.br

Contatos com o autor pelo e-mail: hpafundi@ig.com.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário