As lutas e as vitórias do grupo de rap baiano Unidade de Guerrilha

O Unidade de Guerrilha, grupo de rap nascido na cidade de Feira de Santana, já possui certo tempo de militância representando a voz do gueto e da periferia em suas rimas muito bem trabalhadas. Desde 2006 na ativa, o grupo pelo qual já passaram mais de 10 integrantes conta hoje com MC Leo B-boy e MC JR, e está lançando seu primeiro CD intitulado “Combate ao Inferno” que possui 15 faixas e tratam da realidade de forma cruel e despida de maquiagens. Ambientado num local onde a imperam a violência e o trafico de drogas, o Unidade de Guerrilha vem na contramão desse processo, mostrando que apesar de todos os problemas sociais vividos pelos jovens da periferia, existe outro caminho, existe uma escolha que pode levar a um caminho diferente em que a maioria tem se perdido.

Dados estatísticos mostram que a violência contra jovens e adolescentes decorrente do tráfico de drogas é algo alarmante, o número de homicídios em bairros de condição de alto risco social é preocupante, principalmente pela grande quantidade de jovens que são recrutadas diariamente pelo tráfico. Neste sentido, o Unidade de Guerrilha utiliza-se das ferramentas da internet para fazer suas denúncias e para divulgar o seu trabalho. É certo que grupos de hip hop, rap, street dance nunca tiveram apoio das autoridades, principalmente no município de Feira de Santana, onde não existem trabalhos para resgatar os jovens que estão se perdendo no mundo das drogas. Recentemente o grupo criou um vídeo com imagens muito fortes da violência em Feira de Santana, cuja trilha sonora do vídeo traz uma música do grupo que tem como abertura o Hino à Feira de Santana. É obvio que o polêmico vídeo que traz em si um contraste entre o hino da cidade “Salve a terra bondosa e bendita/Paraíso com nome de Feira/Terra cheia de graça infinita/És do norte a princesa altaneira” e as imagens dos homicídios que são sumariamente executados nas periferias da cidade causaram desconforto por parte de muitas pessoas não acostumadas à esta “rotina” da cidade.

O Unidade de Guerrilha é rap, é denúncia e é evangelismo, o grupo vem se sustentando vivo graças à esta sede por melhorias, por atenção das autoridades e por causa da mensagem que carregam que é a do Evangelho de Jesus Cristo. O grupo é formado não apenas por dois jovens sonhadores de olhar crítico, mas por dois guerreiros e sobreviventes dessa guerra que tem levado muitos jovens para cadeia ou para a sepultura. A Fundação Aprisco está de parabéns por apoiar iniciativas socioculturais como esta e enxergar na música e na mensagem do Evangelho uma alternativa para os jovens de Feira de Santana.

Para fazer o download gratuito do cd do grupo acesse:    : http://www.4shared.com/rar/tfrdUo7K/unidade_de_guerrilha_-_2011_-_.html?

Para obter mais informação acesse: http://unidadedeguerrilha.blogspot.com/

One thought on “As lutas e as vitórias do grupo de rap baiano Unidade de Guerrilha

Deixe uma resposta