DICAS DE LIVROS – “Graduado em Marginalidade” – Ademiro Alves (Sacolinha)

Por Denise Bergamo

Ademiro Alves (Sacolinha) – Graduado em Marginalidade 2005. São Paulo. Ed. Escortecci.

O livro publicado em 2005 está entre as notórias obras do inicio deste século que se enquadram na literatura marginal.

Marginal por diversos expoentes, a começar pelo escritor que reside na periferia da zona norte da cidade de São Paulo (Suzano) e ter em sua escrita a frieza das ruas.

Esta edição tem em seu prefácio Alessandro Buzo, por introdução “O alquimista” poesia de Sergio Vaz e uma pequena e fulminante crítica do escritor Ferrez na contracapa.

A linguagem, o trato com o linguajar marginal são o atrativo do livro, além de se tratar de uma narrativa sinestesicamente super sônica. O cotidiano, as correrias, são trabalhadas por Sacolinha à La literatura marginal: gírias, apelidos que substituem nomes das personagens, a descrição minuciosa das quebradas, os hábitos típicos do povo da comunidade e o contraste da linguagem coloquial e erudita.

No início do livro Sacolinha emite uma epigrafe que parece nos provocar enquanto leitores (sobre) viventes das periferias: “As situações e os personagens desta obra são reais apenas no universo da ficção; não se referem a pessoas e fatos concretos, e sobre eles não emitem opinião.”

Cabe a cada um de nós refletirmos sobre.

Nosso herói Burdão (Vander) um amante de leitura é fatalmente envolvido no mundo do crime, sem ter escolha; é a falta de opções que as favelas oferecem (contradições a parte). Por antagonista o pictórico chefe de milícia que não penetra suas amantes.

O livro em si é uma apologia a leitura, o que se constitui como uma outra característica das personagens marginais, uma leitura que se inicia e termina em segundos, por ser intensa, contínua e constante, recomendamos.

Visite também o blog do escritorhttp://www.sacolagraduado.blogspot.com

Denise Bergamo é habilitada em literatura portuguesa, trabalha na Secretaria de Educação de São Paulo e é colaboradora do Polifonia Periférica

Sharing is caring!

One thought on “DICAS DE LIVROS – “Graduado em Marginalidade” – Ademiro Alves (Sacolinha)

  1. Magnifica escritora, não sei se faltei as aulas de geografia ou…! Mas Suzano é mesmo Zona Norte?

Deixe um comentário