DA FAVELA PARA AS FAVELAS. Um livro necessário.

No dia 08/09 aconteceu na quadra da escola de samba MOCIDADE UNIDA DO SANTA MARTA o lançamento oficial do 1º livro do repper Fiell intitulado “DA FAVELA PARA AS FAVELAS HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA DO REPPER FIELL. O repper que tem dois CD’s lançados e já dirigiu um filme – 788 – faz sua estréia no mundo da literatura. Fiell, Paraibano de Campina Grande, não se propaga como Rapper com “A” e sim com “E” Repper. Ele afirma que com “E”, podemos ser mais Brasileiro, e valorizar mais o repente, que ouvia do seu avô na infância em Campina Grande.

Da favela para as favelas” surge das experiências do Repper, com fortes críticas à mídia hegemônica, à sociedade do consumo e aos governos que dizem representar os favelados. Mas acima de tudo é o relato de alguém que já foi espancado covardemente por policiais da UPP do morro Santa Marta e não se intimidou e continua firme na luta por direitos dentro da comunidade.

O livro é dividido em 15 capítulos temáticos, que abordam a favela, a comunicação, a educação, os direitos, o movimento hip-hop, o tráfico, a UPP, o trabalho e a cidadania. São capítulos compactos em uma linguagem simples, direta que visa o trabalhador, favelado e outros que precisam refletir sobre suas vidas. Em cada um deles, Fiell conta um pouco da sua história, do ponto de vista de cada tema. A reflexão sobre sua vida leva Fiell a perceber que sua condição de pobreza não é culpa sua, como ele sempre acreditou, Sendo assim, Fiell sai da reflexão para a ação e decide revolucionar sua vida e lutar por uma sociedade mais justa para todos. E descobre na comunicação popular – jornal, rádio, e agora o livro – o meio eficaz para isso.

Embora o titulo do livro diga que é da favela para as favelas, o livro deve ser lido por todos, pois é um relato honesto e sincero de quem não viu e nem ouviu, mas viveu intensamente tudo que as páginas registram. Fiell mostra a importância da informação e do conhecimento como elemento transformador de sua vida, Não importa se você vai concordar ou não com a opinião de Fiell, o que importa é que o livro é uma contribuição para um mundo melhor. Vale a pena ser lido. É um livro necessário. Valeu Fiell.

O livro pode ser adquirido na livraria Antonio Gramsci – Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, no Centro do Rio – tel.: 2220-4623, ou então pela internet: http://www.educarliberdade.com.br/fiell.html. Adquira o seu e ajude a propagar um projeto de vida.

Sharing is caring!

One thought on “DA FAVELA PARA AS FAVELAS. Um livro necessário.

Deixe um comentário