Álbum com canções marcantes da MPB em versão Jazz interpretadas por Vanessa Moreno chega às plataformas

Vanessa Moreno por @diniloris . 

Disco digital traz apresentação da cantora no Sesc Jazz de 2023 com participação de Fabiana Cozza

Sesc Jazz está chegando novamente e pra esquentar o que vem por aí o Selo Sesc lança Sesc Jazz: Vanessa Moreno. O álbum digital traz o registro da apresentação da cantora no Festival em 22 de outubro de 2023. O disco estará disponível nas principais plataformas de áudio a partir de 10/10. 

Com participação de Fabiana Cozza, o repertório do show trouxe canções marcantes da MPB queridas por Vanessa Moreno e que conversam com sua história. Ambas cantam juntas as canções Dona das Folhas, de Roque Ferreira, e Agradecer e Abraçar, de Gerônimo e Vevé Calazans, enquanto Fabiana performa solo a faixa Seu Moço, de Hermínio Bello de Carvalho e Roberto Mendes. “Sou muito fã dela e a musicalidade dela é algo muito potente, me atravessa muito. Então poder ter ela junto, cantando ali, foi muito bonito”, conta Vanessa. 

Vanessa fala sobre sua relação com a Bahia a partir do repertório escolhido. “Foi muito bonito poder realizar esse show na época porque eu pude fazer um retorno às minhas raízes baianas que vêm do meu pai. Entender como pelo menos parte dessa Bahia, como essa parte que eu sentia de Bahia, me atravessava, sabe? E a partir daí também comecei a minha pesquisa em conhecer e tocar com mais músicos de lá a partir desse movimento. Foi muito importante para mim esse repertório, poder pegar recortes de coisas que faziam já parte da minha trajetória e colocar nesse lugar mais jazzístico”, declara a cantora. 

Gil e Caetano não poderiam estar de fora das músicas escolhidas pela cantora. Odara, Toda Menina Baiana, Barato Total e Emoriô compõem o rol de canções, sendo esta última parceria de Gil com João Donato. Caymmi junta-se aos homenageados, com Samba da Minha Terra. Completam o repertório Dunas, de Fernando de Oliveira e Rosa Passos, Cego com Cego, de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik, além de Solar, de autoria da cantora. 

“Poder cantar esse repertório que me atravessa abriu uma porteira para que eu pudesse começar a mergulhar ainda mais nessas baianidades bonitas que me habitam, com todo o respeito que me cabe”, completa Vanessa.

SOBRE VANESSA MORENO 

Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações musicais do Brasil. A artista, que teve seu mais recente álbum indicado ao Latin Grammy 2023, participou de gravações e shows com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Edu Lobo, João Bosco, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Joyce, Renato Braz, Alaíde Costa e Dori Caymmi. 

Sua discografia é formada por “Vem Ver” (2013), “Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil” (2016) com Fi Maróstica, “Em Movimento” (2017), “Chão de Flutuar” (2019) com Salomão Soares, “Yatra-Tá” (2021), “SENTIDO” (2021) e “SOLAR” (2023) – disco que lhe rendeu a indicação ao Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”. 

Vanessa foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018, na categoria “Cantora”, e em 2021, como “Cantora” e “Autora”. Em 2023, circulou com inúmeros shows pelo Brasil, incluindo apresentações no The Town, Montreux Jazz Festival Rio, Festival CoMa e Sesc Jazz, além de ter celebrado os 80 anos de Edu Lobo cantando em espetáculos ao lado do artista. 

Em 2024 foi convidada especial de shows com João Bosco e realizou uma turnê ao lado do pianista Salomão Soares, com shows em Pequim e Xangai (Blue Note China) e uma temporada na Europa, passando por importantes festivais, como JazzOnze+ Festival, na Suíça, e o Veneto Jazz, na Itália. Vanessa abriu 2025 em Dubai, onde fez três apresentações no Jazz Avenue Festival, e está novamente escalada para o The Town. Lançou, em junho, mais um disco em duo com Salomão Soares. 

Em abril deste ano Vanessa realizou uma aclamada temporada no tradicional Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, onde a cada terça-feira apresentou um espetáculo inédito com repertório e convidados especiais. A série de shows recebeu grande destaque na imprensa pela originalidade e qualidade artística. 

Do encontro com João Bosco no Rio Montreux Jazz Festival (2023), surgiu o álbum “Corsário e convidados: Jaques Morelenbaum, Mestrinho e Vanessa Moreno”, disco que acaba de receber indicação ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”. Em agosto deste ano, essa parceria se renovou no Festival Cerrado Jazz, em Brasília, onde dividiram novamente o palco. 

FAIXAS 

1 — Odara (Caetano Veloso)
2 — Toda Menina Baiana (Gilberto Gil)
3 — Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi)
4 — Seu Moço (Hermínio Bello de Carvalho e Roberto Mendes)
5 — Dona das Folhas (Roque Ferreira)
6 — Barato Total (Gilberto Gil)
7 — Dunas (Fernando de Oliveir e Rosa Passos)
8 — Cego com Cego (Tom Zé e Zé Miguel Wisnik)
9 — Sola (Venessa Moreno)
10 — Emoriô (Gilberto Gil e João Donato)
11 — Agradecer e Abraçar (Gerônimo e Vevé Calazans) 

OUÇA O ÁLBUM NAS PLATAFORMAS 

SOBRE O SELO SESC
Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc. Saiba mais em: sescsp.org.br/selosesc

SELO SESC NAS REDES 
Instagram 
YouTube 

Sharing is caring!

Deixe um comentário