Créditos: mayara.benatti@atomicalab.com.br
“Sirât” está na disputa por Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Trilha Sonora no Globo de Ouro
Nesta manhã, o Globo de Ouro anunciou “Sirât” como concorrente oficial para as categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Trilha Sonora. Os vencedores serão premiados na cerimônia do dia 11 de janeiro. O filme também está na competição do Critics Choice Awards por Melhor Filme Internacional e Melhor Som (Laia Casanovas). Com distribuição nacional realizada pela Retrato Filmes, a produção é a representante da Espanha para a disputa por uma vaga no Oscar 2026.
Considerado uma experiência sensorial e hipnótica por críticos e espectadores, “Sirât” tem se destacado pelo trabalho de som, elemento essencial na construção da narrativa. No último final de semana, recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Los Angeles Film Critics Association. Também carrega os louros de Melhor Filme Internacional dos festivais de cinema de Chicago, Denver e Montclair, além do Prêmio do Júri, recebido no Festival de Cannes, onde teve sua primeira exibição.
O jornal The New York Times apontou “Sirât” como o filme mais indescritível e aterrorizante do ano. No Indiewire, o longa surge em 4º lugar na lista de melhores filmes de 2025. No Brasil, o filme foi escolhido para abrir a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e participou da programação do Janela de Cinema, festival de Recife fundado por Kleber Mendonça Filho. O diretor pernambucano destaca o filme como um dos grandes deste ano, incluindo “Sirât” entre as produções contemporâneas fora de Hollywood que trabalham o som como uma “usina de energia”.
A narrativa acompanha a busca de um pai por sua filha, desaparecida em uma rave no sul do Marrocos. Ao lado do filho caçula, Luis segue uma jornada angustiante pelo deserto, acompanhando um grupo de frequentadores de raves, em meio a um contexto de guerra. A estreia nos cinemas brasileiros está confirmada para 26 de fevereiro.
Retrato Filmes | Distribuidora
A Retrato Filmes é uma distribuidora focada na ampliação dos públicos do cinema independente em todas as telas. Fundada em 2024, tem sido destaque no mercado brasileiro por sua curadoria de prestígio, chamando a atenção da crítica e conquistando o público nas salas, na TV e no streaming. Em 2025, firmou uma parceria inédita de investimento privado com a MUV Capital, ampliando seus serviços de distribuição com filmes internacionais de destaque nos principais festivais do mundo.
No catálogo de produções e coproduções brasileiras, a distribuidora levou aos cinemas os premiados “Salão de Baile: This is Ballroom” (Prêmio Félix no Festival do Rio; Melhor Longa-Metragem no MixBrasil), “Alma do Deserto” (Queer Lion no Festival de Veneza) e “O Deserto de Akin” (Melhor Ator para Reynier Morales no Festival do Rio).
Também foi responsável pelo lançamento de títulos estrangeiros, incluindo “Maré Alta” (Prêmio do Público no MixBrasil), e o relançamento em 4K dos clássicos “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch, e “Amores Brutos”, de Alejandro Iñárritu.
Entre as próximas estreias, estão duas grandes apostas para o Oscar de 2026. “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, chega ao circuito comercial no dia 25 de dezembro. “Sirât”, de Oliver Laxe, com produção de Pedro Almodóvar, entra em cartaz no dia 26 de fevereiro.
“Ruas da Glória”, “Surda”, “Dois Procuradores”, “Mãe e Filho” e “Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos” chegarão ao circuito nacional em 2026.
