Dendê lança videoclipe “No Som ou Fora Dele”, com feat de DJ Manu, um manifesto sobre depressão, resistência e verdade no RAP

Foto: Wesley Miranda

O rapper Dendê, referência pela constância no Vale do Paraíba, lança o videoclipe “No Som ou Fora Dele”, faixa que faz parte do próximo disco “30 Anos de Vida & 10 Anos de Rap”, que será lançado em novembro. A obra representa a 32ª produção audiovisual da carreira do artista, consolidando-o como um dos nomes mais consistentes e ativos do RAP independente regional.

A música é carregada de lirismo e identidade. Nos versos, Dendê fala sobre a importância de ser verdadeiro “no som ou fora dele”, trazendo reflexões sobre depressão, resistência e autenticidade. A letra é íntima e direta, costurada por rimas que equilibram dor e esperança, mostrando que o rap pode ser tanto desabafo quanto combustível para seguir adiante. 

Ainda na música o artista também faz críticas sobre a ostentação e a cultura do consumo que vende a ilusão de combate ao racismo e desigualdade.

A faixa conta com a participação de DJ Manu, fazendo o scratch da música, artista que acompanha Dendê há 3 anos.

A batida sustenta a força da mensagem: um instrumental Boombap de peso, que foi produzido pelo beatmaker VN, com percussões incisivas e atmosfera que mistura melancolia e firmeza. A produção musical cria uma base sólida para a interpretação de Dendê, que entrega a rima com flow seguro, cadência firme e voz carregada de emoção. O contraste entre a suavidade dos arranjos e a contundência das rimas amplifica a intensidade da obra.

A produção musical (captação de voz, mix e master) foi assinada por Bruno Mokado, nome consolidado na região do Vale do Paraíba.

Parte do videoclipe foi gravado na passarela do bairro Limoeiro, São José dos Campos, interior de SP, lugar onde o artista conta na música que em seu momento de crise, pensou em tirar sua própria vida, resignificando um momento que poderia ser de tragédia e transformando em seu renascimento, essa cena conta com a participação do barbeiro Negro Black, deixando o cabelo de Dendê armado, trazendo ainda mais o simbolismo de resistência do povo preto. O espaço urbano, de trânsito e atravessamento, representa o caminho percorrido pelo artista: um lugar de passagem que se transforma em palco de resistência, o que conversa perfeitamente com a narrativa da música e reforça a ideia de que a arte brota também do cotidiano.

A fotografia em tons amarelados conecta o trabalho ao Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Esse recurso visual ressalta a mensagem do clipe e expande o impacto da canção, transformando-a em manifesto.

As outras cenas do clipe foram gravadas na Zona Leste da cidade e conta com a participação da BGirl Lashmi, Bboy Buyan e os rappers Éli Jeff e Teus Silva, essa cena apresenta uma estética totalmente HIP HOP e fica nítido que Dendê também se preocupou em reunir os elementos do movimento nessa obra audiovisual.

Com direção de video, filmagem e edição por “Original Moisés”, Giovanna Santos responsável pela Assistência de produção, roteiro e Stylist por Dendê, Making Off assinado por Wesley Miranda.

Mais do que um lançamento, “No Som ou Fora Dele” sintetiza a identidade de Dendê: Seu RAP é, ao mesmo tempo, um reflexo de suas batalhas e um farol para quem se reconhece em suas letras.

O videoclipe já está disponível no YouTube, no canal oficial do artista. Dendê traz uma carreira sólida, com lançamentos constantes e postura ativa na cena. Entre deboche e introspecção, equilibra autoestima e reflexão, mantendo uma produção intensa: já são mais de 30 videoclipes lançados. Seu próximo disco, “30 Anos de Vida & 10 Anos de Rap”, promete reunir maturidade, vivência e inovação artística.

“NO SOM OU FORA DELE” você encontra nas principais plataformas digitais.

Link da música:http://tratore.ffm.to/Nosomouforadele

Instagram Dendê:https://www.instagram.com/icarodende

Sharing is caring!

Deixe um comentário