Vitória para o FUNK – Arquivamento de Investigação sobre Apologia ao Crime em música de MC Maneirinho

Ministério Público decide pelo Arquivamento da Investigação de Apologia ao Crime através da letra da música Migué, de MC Maneirinho e MC Cabelinho

MC Maneirinho agradece e comemora o arquivamento da investigação de apologia ao crime através da letra da música “Migué” feita junto com MC Cabelinho. “Agradeço primeiramente a Deus e depois a todos os artistas que, de alguma forma, nos apoiaram. Tô feliz que esse processo foi arquivado. Tem uma diferença enorme entre quem comete crime e quem fala de um fato. As coisas estão aí… acontecendo… e elas são interpretadas de diversas maneiras. Às vezes, num filme, numa novela, numa série e numa música também. E nada mais justo que quem viveu, viu de perto, e já teve familiares vítimas dessa guerra, ter a liberdade de contar um pouco dessa história. Relatar um fato não é apologia”, afirma o artista.

Acusados de fazer apologia ao crime em suas músicas, Mc Maneirinho e MC Cabelinho foram intimados em outubro do ano passado e prestaram todos os depoimentos necessários. E a decisão do arquivamento foi acolhida ontem (9), pela Juíza Maria Tereza Donatti após parecer da Promotora Renata Silvares França Fadel. Segundo o advogado de Maneirinho, Doutor Paulo Joiozo, “a música somente teve a intenção de mostrar a realidade das favelas no Brasil e que a letra não faz menção a nenhum fato criminoso e se restringe a narrar uma situação hipotética e indeterminada”.

Maneirinho ainda destaca: “A gente aqui é MC de funk. E o funk nos permite essa liberdade, é nosso, é do gueto. Não tem como a gente falar que a garota de Ipanema é linda e cheia de graça se a gente não nasceu em Ipanema. A gente nasceu lá em cima. Só quem já viveu lá em cima sabe a realidade do nosso dia a dia”.

Mc Maneirinho começou cedo no funk. Nascido e criado na comunidade do Serrão, em Niterói, despertou para a música com 14 anos, usando um computador de um vizinho criando e produzindo beats. O DJ Diogo do Serrão, como era conhecido na época, descobriu e produziu Bonde das Maravilhas, Nego do Borel entre outros. O nome artístico acompanhado do MC, que significa mestre de cerimônias, surgiu aos 18 anos, junto com uma carreira profissional de sucesso. São de Maneirinho os hits “Todo Mundo Louco”, “Chefe é chefe”, “Que saudade da minha ex”, “Tudo Normal”, “Mamãe quero ir pra Gaiola”, “Depois do Baile”, “Amiga Fura Olho” entre outros. 

E para Maneirinho, a indicação ao Grammy Latino de Melhor Interpretação Urbana, por “Pra Todas Elas”, em 2016, um feat com a cantora Anitta e produzida pelo DJ Tubarão, abriu ainda mais as portas para o funk no mercado internacional. 

Atualmente, o artista já possui mais de 70 milhões de streams e mais de 800 mil ouvintes mensais só no Spotify. E vem muito mais por aí!

Sharing is caring!

Deixe um comentário