Saudade chega com “Cabeça ruim”, primeiro single inédito de seu álbum de estreia

Composta a partir da ideia de que deus é um conceito geográfico – que varia de acordo com lugar, povo ou religião –, “cabeça ruim” marca o início de uma nova fase na carreira de saudade. Com lançamento amanhã, 24, nas principais plataformas digitais, a música busca trazer uma reflexão sobre crenças e como suas narrativas são controladas pelo viés de quem detém o poder.

A inspiração para a letra surgiu durante uma conversa com os músicos André Ribeiro e Rafael Lira, ex-integrantes da banda Alaska. “Ao pensar nas religiões, percebemos que era uma lógica parecida com a da guerra, na qual quem conta a história é o vencedor. A crença com mais aderência ou relevância precisa ter sua representação escrita em pedra e sangue”, explica o artista, que se considera agnóstico – não acredita nem nega a existência de um ser superior. 

quem sobreviver escreve um livro
um manual pra saber
o que é fake ou fato
é puro e didático” 

André Ribeiro, que também é produtor musical, assina o beat moderno marcado por cortes bruscos nos vocais que entoam a introdução da música, e saudade contribuiu equilibrando com um violão bem brasileiro com influência do samba. A densidade da mensagem também se contrapõe com uma voz bastante suave.

“É um tom quase despreocupado para tratar sobre um assunto difícil, mas necessário. Quantas vezes não vemos casos de opressão, doutrinação ou perseguição do que é diferente por parte de ideologias que deveriam pregar o amor e a justiça?”, questiona.

o que eu queria saber
se quem crê é você
por que cobras de mim?
o que é que eu tenho a ver
nem me dou com você
sua cabeça ruim”

primeiro single do álbum “jardim entre os ouvidos” já dá sinais do que o público pode esperar para a obra que será lançada em outubro. Com as nove canções em sua maioria inéditas, saudade renova seu compromisso em resgatar a sonoridade brasileira e mostra como a música pode ser veículo de transporte para outro mundo. Ao partir de experiências bastante pessoais, o artista consegue tratar sobre relações de uma forma bastante universal. “cabeça ruim” é a primeira parte dessa história.  

“o que você quiser pra você
não se estende a mim, não”

Ouça aqui: https://ingrooves.ffm.to/cabecaruim.

Sobre saudade:
O artista Saulo von Seehausen assumiu a personificação de Saudade dentro do universo musical, traduzindo para sua música o sentimento de nostalgia, em uma ambiciosa revisita às sonoridades mundialmente apreciadas da música brasileira. Desde o apelo e delicadeza da canção da bossa nova e MPB à exploração de arranjos e texturas da Tropicália e psicodelismo brasileiro, ele mistura influências clássicas como Os Mutantes e Clube da Esquina à abordagem e linguagem atuais, passando por pianos e elementos eletrônicos à la Sufjan Stevens, Àsgeir e Tom Misch.

saudade saiu em turnê pelos Estados Unidos em 2018 e 2019, e retornou ao Brasil para iniciar seus passos em shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Prepara agora o lançamento de seu primeiro álbum, ‘jardim entre os ouvidos’. Seu trabalho mais recente foi o single “ciclobenzaprina 5mg”, composto em parceria com Luiza Caspary durante a quarentena.

Acompanhe o artista: https://linktr.ee/osaudade.

Sharing is caring!

Deixe um comentário