Ana Gabriela lança seu primeiro álbum

A democratização de microfones, aparelhos MIDI e estúdios caseiros tornou fazer música muito mais fácil, mas, ao mesmo tempo, cada vez mais difícil de se criar algo novo, destacado da multidão de iguais. Novamente desafiando com sucesso essa estatística, Ana Gabriela lança, pela gravadora Deck, seu álbum de estreia “Ana“. O disco, que sucede alguns singles e dois EPs, pode ser ouvido a partir desta sexta-feira (3) em todos os aplicativos de música.

A novidade já conta com a primeira música de trabalho, “X” (Ana Gabriela), disponível e com um clipe lançado no YouTube. A balada dá o tom do álbum ao relatar, com sensibilidade, histórias de vida da paulista — na letra Ana Gabriela canta sobre diversos relacionamentos amorosos do seu passado. O amor, ao longo do repertório, ainda se junta a outros sentimentos que são abordados, conectados e acrescentados com honestidade que ajudou a torná-la tão autêntica. Sem medo de trazer seu eu lírico à posição de uma minoria — Ana é abertamente LGBTQ+ — ela canta a vida imperfeita, mas bela como é. E que acertada opção fugir de uma utopia, já que seus ouvintes são reais.

O talento e jeito próprios ajudaram a cantora e compositora a fazer bons amigos na estrada. E alguns desses marcam presença luxuosa no disco. Em “Vem Cá” (Ana/Deco Martins/ Julio Pettermann), segunda de 13 músicas, ela divide o vocal com Francisco Gil, da banda Os Gilsons. Outra participação notável é do trio Melim em “Não Te Largo, Não Te Troco”. A composição dos irmãos Diego, Gabriela e Rodrigo Melim é solar assim como a banda fluminense. O charme discreto de Ana Gabriela chega, então, para dar o equilíbrio que torna essa uma das grandes baladas do álbum. Nos bastidores, nomes consagrados como Ana Caetano (Anavitória) e Lorena Chaves mostram seu talento em letras como as de “Teu Nome Imita o Mar” e “Fique Mais”, respectivamente. A produção foi assinada por Rafael Ramos, que comandou as gravações ainda no início de 2020, no Rio de Janeiro.

Ana” traz o esplendor de um processo criativo iniciado há mais de meia década, quando Ana Gabriela ainda dava seus primeiros passos artísticos relendo, em voz e violão, hits que escutava. Pouco tempo depois, ela já havia assinado com a Deck, aprimorado suas releituras, lançado composições próprias e parcerias únicas. Dentre elas, destaca-se o hit “Deixa” (Pedro Calais), junto à Lagum. A influência da artista, com sua capacidade de trazer swing e romantismo com seu violão cadenciado e voz aveludada, impulsionou a música de modo até mesmo a ser mencionada pelo jogador Neymar como uma das que ouviu na concentração durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em paralelo, seus EPs Do Quarto Pro Mundo (Deck/ 2017) e (nó)s (Deck/ 2020) trouxeram faixas como “3 Horas” (Daniel Ferreira), “Mais de Nós” (Luana Berti) e “Amor Traduz” (Ana Gabriela/ Filipe Toca).

Com uma confiança característica, Ana Gabriela vem para consolidar seu nome e seu estilo na nova geração da MPB. Sua autenticidade e sinceridade fazem dela tão marcante que “Ana” chega sem sobrenome, como se dispensasse maiores apresentações.

Ouça o álbum

https://youtu.be/_cFTok9KxJg

Sharing is caring!

Deixe um comentário