Rincon Sapiência lança clipe gravado em Cabo Verde

Trabalho ilustra a faixa “Onda, Sabor e Cor” que integra o novo álbum do artista

São Paulo, Janeiro de 2020 – No dia 31 de janeiro, Rincon Sapiência lança o videoclipe da música “Onda, Sabor e Cor”, faixa que integra o segundo álbum de carreira, “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, lançado no último mês de novembro. Gravado em Cabo Verde, país formado por um arquipélago localizado no Oceano Atlântico e pertencente ao continente africano, o trabalho expressa a musicalidade da faixa, que traz uma atmosfera de verão e exalta o legado da cultura africana ancestral.

O videoclipe foi realizado durante a passagem do artista pelo país, em abril de 2019, e traz um caráter documental da experiência vivida na viagem, a segunda passagem de Rincon Sapiência pela África. Ao mesmo tempo, revela uma linguagem poética, com imagens aéreas da ilha paradisíaca, somadas a momentos de interação com a população local e do artista se banhando nas águas do mar cabo-verdiano. No roteiro, se destacam os momentos de imersão na cultura local, como a música, a moda e as trocas com os habitantes do país, conjunto que compõe uma coleção de memórias do encontro do artista com suas raízes ancestrais.

“Antes de ir para Cabo Verde, eu já sabia que seria uma situação especial, tanto pelo lugar quanto por eu ter ascendência cabo-verdiana, ainda que seja distante. Por isso, além do show que faríamos, eu precisava filmar algo nessa viagem. Mas me faltava uma música que combinasse com o ambiente, então o desafio foi inventar ela ali para poder gravar o clipe. Aí eu pensei muito em comida, nas ilhas, nas praias, no calor e nas cores que ele traz, que deixam o ambiente mais amarelado, mais vivo e mais quente. Essa ideia foi resumida nos elementos que dão nome à faixa: onda, sabor e cor. Com eles em mente, eu criei a música e acho que deu muito certo, pois ela traz o astral de Cabo Verde. Conseguimos fazer imagens legais lá para o clipe, e, no fim, a música se encaixou perfeitamente no repertório do disco”, conta Rincon.

A direção e a fotografia são assinadas por Lubaconstrucktor, alter-ego do DJ Mista Luba, que acompanha Rincon nos palcos há 17 anos, período em que também documentou diversos momentos da carreira do artista. “Eu quis trazer essa linguagem de documentário, retratando a realidade do lugar em que estávamos e da viagem em si. Nós já temos uma sintonia musical, que se estende ao audiovisual, então saímos com a câmera na mão e as ideias foram surgindo de maneira natural. Isso ficou bem evidente no clipe, que contou o com o apoio da Porqueeu Filmes na finalização. Foi tudo gravado na “guerrilha”, assim como outros clipes nós já fizemos juntos”, relata o diretor.

Além do clipe em si, a campanha de lançamento contemplará ainda mais dois conteúdos exclusivos que também foram fruto da viagem, que serão lançados posteriormente no canal do YouTube do artista. O primeiro, uma entrevista sobre a música cabo-verdiana com Gil Cabral Moreira, professor da cultura nacional, músico e colecionador de discos, detentor de um rico acervo que contempla a história musical do país. O segundo, um minidocumentário da viagem que aborda a vivência da dupla Rincon e Lubaconstruktor durante a saga em Cabo Verde, desde o embarque no Brasil, passando pelos passeios, entrevistas para os veículos de comunicação locais e o show no Kriol Jazz Festival.

Sharing is caring!

Deixe um comentário