Bourbon Festival Paraty * Jazz * Blues * R&B * Soul * 11a Edição de 10 a 12 de maio

Dentre as atrações de 2019, shows de Kenny Barron,Clarence Bekker, Dawn Tyler Watson, Zeca Baleiro In Blues e Mark Lambert e Amanda Maria

Um dos mais importantes e charmosos festivais de música do país acontece em Paraty, nos dias10, 11 e 12 de maio (6af a domingo) de 2019.Sempre com sua programação especial e de qualidade, a 11ª edição do Bourbon Festival Paraty – realizada pela Prefeitura Municipal de Paraty através da Secretaria de Turismo – trará artistas internacionais e nacionais, em um fim de semana de shows gratuitos, ao ar livre, enchendo de magia a encantadora Paraty (RJ).

Após a edição que comemorou seus dez anos de existência, em 2018, quando o festival resistiu e aconteceu bravamente com grande sucesso – apesar de estar em meio à greve dos caminhoneiros e a falta de combustível -, o Bourbon Festival Paraty retorna a Cidade Histórica do Rio de Janeiro, com o melhor do jazz, do blues, da música brasileira e do soul, em dois palcos – Praça da Matriz (Palco Matriz) e Igreja Santa Rita (Palco Santa Rita).

Festival de 2019 faz parte das comemorações dos 25 anos do Bourbon Street Clube

Dentre as atrações internacionais, um dos principais trios de jazz do mundo, liderado pelo aclamado Kenny Barron (indicado 11 vezes ao Grammy), pianista que já tocou com os maiores nomes do jazz, como: Dizzy Gillespie, Chet Baker e Ornette Coleman; imperdível também será o show do Clarence Bekker, o carismático cantor vem pela primeira vez ao país em turnê solo – que já esteve outras vezes no Brasil como lead vocal do coletivo fenomenal Playing for Change.Com o show Jazz Connection Trio, temos um dos principais trios de jazz do mundo, liderado pelo aclamado Kenny Barron (indicado 11 vezes ao Grammy). A cantora e atriz canadense,Dawn Tyler Watson, performática e dinâmica intérprete, com seu estilo artístico que tem uma eclética influência do jazz, soul e gospel, é mais uma atração internacional, vem pela primeira vez ao Brasil para participar do festival.

A curadoria do Bourbon Street mantém uma das marcas do festival – sempre trazer shows marcantes, de grandes encontros – como no caso do nacional Zeca Baleiro in Blues, onde o artista mostra sua faceta mais blueseira, dando nova roupagem para alguns de seus clássicos; e o encontro do guitarrista norte-americano Mark Lambert, que já fez parte do aclamado New York Voices, com o suingue e a voz de Amanda Maria, que juntos vão do swing-jazz à black-soul.

Além da programação nos dois palcos principais, o festival segue com seus buskers(apresentações de artistas de rua): o Busker Rosário (ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Pretos) e o Busker Quadra (na quadra da Praça Matriz), com apresentações de bandas e artistas em horários alternados. Além da tradicional Orleans Street Jazz Band, quecruza as esquinas do Centro Histórico da cidade, com alegria e descontração. Tudo para manter todos os pontos da cidade com muita música durante o fim de semana do festival.

Considerado um dos eventos mais importantes do calendário artístico, cultural e turístico do Estado do Rio e da cidade de Paraty, o Bourbon Festival Paraty entrou para o calendário oficial do Estado do Rio Janeiro, através do programa “Rio de Janeiro à Janeiro” – desenvolvido pelo Ministério da Cultura (com a proposta de listar os projetos que consideram importantes no impacto sócio-cultural nas regiões onde estão estabelecidos).

O Bourbon Festival Paraty é realizado pela Prefeitura Municipal de Paraty, através de suaSecretaria de Turismo e, idealizado e produzido pelo Bourbon Street Music Club (https://bourbonstreet.com.br/) – que, este ano, segue com as comemorações de seus 25 anos de existência.

Site Bourbon Festival Paraty: www.bourbonfestivalparaty.com.br

.:: Programação ::.

::: PALCO MATRIZ

Sexta-feira 10/05

21h

Dawn Tyler Watson (CAN)

+ Marcelo Naves & Tigerman

Blues

Show: Intenso Blues

A premiada Dawn Tyler Watson, elite do Blues Canadense e Norte Americano, já tocou em diversos festivais ao redor do mundo e dividiu o palco com Koko Taylor e Cyndi Lauper. Performática e intensa, seu estilo tem uma vasta influência do Jazz e do Soul.

22h30

Zeca Baleiro in Blues (BRA)

Part. Sergio Duarte

Música Brasileira / Blues

Show: Zeca in Blues

O Cantor e compositor estreia no Festival e traz sua faceta mais blueseira. No repertório, clássicos do blues americano e brazucas. Baleiro também cantará suas canções, como “Blues do Elevador” e “St Louis Blues”. O set se completa com releituras de músicas com pegadabluesy e jazzy.

00h

Dj Crizz 

Sábado 11/05

21h

Toninho Ferragutti, Edu Ribeiro e Fábio Peron (BRA)

Folia de TReis

Instrumental / Jazz

Show: Folia de TReis

O trio apresenta projeto inovador e original, que traz uma formação inédita na música brasileira: bateria, acordeão e bandolim. Arranjos sofisticados, virtuosismo e musicalidade à serviço dos principais ritmos brasileiros.

22h30

Tributo a Stevie Ray Vaughan (BRA)

Gui Cicarelli * Bruna Guerin * Sérgio Duarte

Blues / Rock 

Show: Tributo in trio

Gui Cicarelli, Bruna Guerin e Sérgio Duarte prestam uma homenagem a um dos maiores guitarristas de blues rock de todos os tempos: Stevie Ray Vaughan. No repertório não faltarão clássicos como Scuttle Buttin, Texas Flood, Pride and Joy, dentre outras.

00h

Clarence Bekker Band (EUR)

(Playing for Change)

Soul / R&B

Show: A poderosa voz que vem da alma

Carismático cantor, Clarence Bekker vem pela primeira vez ao país em turnê solo. Conhecido no Brasil como lead vocal do coletivo fenomenal Playing for Change, traz sua potente voz e energia contagiante ao som de muita soul musicrhythm and blues e pitadas de reggae.

01h

Dj Crizz

Domingo 12/05

21h

Kenny Barron (USA)

Nilson Matta

Rafael Barata

Jazz 

Show: Jazz Connection Trio

Um dos principais trios de jazz do mundo, liderado pelo aclamado Kenny Barron (indicado 11 vezes ao Grammy). Pianista que já tocou com os maiores nomes do jazz, como Dizzy Gillespie, Chet Baker e Ornette Coleman. O trio conta com os brasileiros Nilson Matta no baixo e Rafael Barata na bateria.

22h30

Mark Lambert (USA) & Amanda Maria (BR)

“De New York à New Orleans”

Swing Jazz / R&B

Show: De New York à New Orleans

Este é o encontro do cantor, guitarrista e arranjador norte-americano Mark Lambert, que já fez parte do aclamado New York Voices, com o suingue e a voz de Amanda Maria. Juntos no palco, vão do swing-jazz à black-soul.

00h

Dj Crizz

::: PALCO SANTA RITA

Sábado 11/05

15h

John Wesley Duo (BRA)

Instrumental

Show: Paraty um violão

Violonista radicado em Paraty, John já gravou com grandes nomes da música, como Hélio Delmiro e Gilson Peranzzetta. Nesta edição, volta a se apresentar em duo, no charmoso Palco da Santa Rita.

16h

Mani Padme feat. Yaniel Matos (BRA / CUB)

Instrumental / Jazz

Show: A mistura não óbvia de Cuba e Brasil

O Mani Padme Trio formado por Yaniel Matos ao piano, Sidiel Vieira no baixo acústico e,Ricardo Mosca na bateria, é a atração do Palco Santa Rita. Traz no repertório músicas autorais, clássicos de Milton Nascimento e Dorival Caymmi.

17h30

Dj Bebeto Trio (BRA)

Música Brasileira

Show: Pickup transversal

DJ local de Paraty (RJ), Bebeto também é flautista e especializado em música brasileira. O som de suas pick-ups, e sua flauta transversal, vai encerrar a tarde de shows de sábado no Santa Rita.

Domingo 12/05

16h

Bebé Salvego (BRA)

Jazz / Música Brasileira

Show: A pequena grande voz

Nascida em família de músicos, Bebé Salvego participou do The Voice Kids 2016 e vem se destacando no cenário musical do país pelo timbre de voz diferenciado, como das divas do jazz americano Billie Holiday e Sarah Vaughan. No palco, aos 15 anos, jazz e música brasileira de gente grande.

17h30

Celso Pixinga, Faíska e Carlos Bala (BRA)

Instrumental / Jazz-Rock

Show: Os músicos dos músicos

Três dos maiores nomes da música instrumental brasileira em uma proposta inédita: após 30 anos, os músicos se reúnem para relembrar grandes clássicos. No repertório, autorais e algumas releituras, como Stratus de Billy Cobham e The Chiken, que ganharam relevo no baixo de Jaco Pastorius. 

::: BUSKER Rosário

Sexta-feira, 10/05

17h – Folk it All

19h30 – Madmen´s Clan

Sábado, 11/05

14h30 – Bebé Salvego

16h30 – Madmen´s Clan

18h30 – Vasco Faé

Domingo, 12/05

15h30 – Folk it All

17h30 – Vasco Faé

19h30 – Bebe Salvego

::: BUSKER Quadra

Sexta, 10/05

17h30 – Madmen´s Clan

20h – Folk it All + Sérgio Duarte

Sábado, 11/05

14h – Moreira Junior Trio

16h – Vasco Faé

18h – Bebe Salvego

20h – Madmen´s Clan

Domingo 12/05

14h30 – Vasco Faé

16h30 – Juarez Silva & Cezinha Batera

18h30 – Folk it All


******************** BUSKERS ******************** 

::: Bebé Salvego

Jazz / Música Brasileira

A pequena grande voz

Nascida em família de músicos, Bebé Salvego participou do The Voice Kids 2016 e vem se destacando no cenário musical do país pelo timbre de voz diferenciado, como das divas do jazz americano Billie Holiday e Sarah Vaughan. No palco, aos 15 anos, jazz e música brasileira de gente grande.

::: Folk it All

Folk / Blues


Folk in trio
Filhos de músicos e amigos de infância, o trio formaod por Renato Abreu e os irmãos Mark Dee e Marcelo Marchiori já nasceram íntimos do folk. Fundadores da banda “American Wild West” nos anos 2000, hoje voltam às origens com a “Folk it All”, levando o folk da melhor qualidade para os palcos de todo o Brasil.

::: Vasco Faé

Blues / Rock 

O homem-banda

Vasco Faé toca gaita, bumbo e guitarra – e ainda canta! É esse homem-banda que, mais uma vez, vai embalar os apaixonados por música, na bela Paraty, durante a 11ª edição do Bourbon Festival Paraty. 

::: Madmen´s Clan

Black / Soul

Black Soul em dose tripla

Sucesso na edição anterior, o trio paulista Madmen´s Clan volta ao festival para esquentar o clima nos buskers ao som da black soul num repertório que vai dos anos 1970, até os sucessos atuais.

::: Moreira Júnior Trio

Sons de Paraty

MPB – Música Popular de Paraty

Estreando nos buskers de Paraty, Moreira Júnior abre a programação da quadra no sábado com seu trio. No repertório todo o ecletismo da música brasileira: de Milton a Djavan, de João Bosco a Caetano.

::: Juarez Silva & Cezinha Batera

Sons de Paraty

Duo mar

No domingo, mais um duo nativo de Paraty, no espaço Busker do Rosário. Juarez Silva e Cezinha Batera trazem um pouco da face musical da cidade. Violão e bateria, harmonia ao ritmo de Paraty.

::: DJ Crizz

Jazz / Blues

After Hours

Dj official do festival, Crizz é um garimpeiro da música negra americana e brasileira. Sua especialidade? Surpreender com versões, e originalidade, dos mais diversos clássicos. 

::: Street Band

Traditional Jazz

Pelas Ruas do Centro Histórico

O Jazz e o Dixieland ao som do banjo, trompete, trombone, washboard e tuba. A Orleans Street Jazz Band ganha contornos de trio elétrico: atrás dela só não vai quem já morreu, pelas ruas do Centro Histórico de Paraty.

Sharing is caring!

One thought on “Bourbon Festival Paraty * Jazz * Blues * R&B * Soul * 11a Edição de 10 a 12 de maio

  1. Após a edição que comemorou seus dez anos de existência, em 2018, quando o festival resistiu e aconteceu bravamente com grande sucesso – apesar de estar em meio à greve dos caminhoneiros e a falta de combustível

Deixe um comentário