Mesclando rap e capoeira, Vera Verônika homenageia a deusa das águas

Em “Osun”, Vera Verônika une o flow de seu rap com cantigas que saúdam o orixá das águas. A faixa, que integra o álbum “Afrolatinas” e o DVD “Vera Verônika 25 Anos”, lançados em 2018, agora é divulgada como clipe ao vivo em forma de prece de agradecimento. No palco, Vera é acompanhada pela voz de Paula Dias, percussão de Felipe Fiúza, dança de Fernanda Machado, capoeira do Mestre Sorriso e beats do DJ Chokolaty. O single também está disponível nas plataformas de streaming de música.

A força, energia transformadora e renovadora dos rios guiam a melodia e poesia de “Osun”. Reunindo os atributos do orixá que reina sobre as águas doces, a canção traz para o cenário hip hop a conexão ancestral com a religiosidade iorubá, representando o poder feminino por meio de sua beleza, riqueza e afeto. Também conhecida como Oxum, a figura da mulher africana cercada de espelhos e ouro é cultuada nas religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda. 

“A música faz reverência à Deusa as águas, Osun, agradecendo a força e alegria que reluz nas batalhas do dia a dia. Especificando suas características no decorrer da melodia, percorro cada detalhe da rainha das águas doces, deixando claro como essas peculiaridades interferem nas lutas diárias”, explica Vera Verônika. 

A representação cultural da mulher negra latino americana é um dos pilares do trabalho da rapper, considerada pioneira no cenário do Distrito Federal. Vera utiliza sua experiência como pedagoga, consultora de Direitos Humanos e mantenedora de abrigo infantil para desenvolver a narrativa de suas canções. Ao centro das letras, estão tanto a diversidade cultural da América Latina e a força da população feminina quanto o assassinato de jovens periféricos e a invisibilidade social.

Esses princípios permeiam todo o repertório do DVD “Vera Verônika 25 Anos” e do álbum “Afrolatinas”. O disco conta com participações especiais de Moara, Hadda, Martinha do Coco e Batuqueiras e está disponível em todas as plataformas de música digital. Já o registro do show ao vivo traz 14 faixas, 11 clipes e a participação de mais de 215 artistas. 

Ao longo de fevereiro e março, Vera Verônika segue revelando vídeos em comemoração ao seu primeiro quarto de século de carreira.

Sharing is caring!

Deixe um comentário