Experimenta Portugal ‘18 recebe Festival Terra do Rap

VINICIUS TERRA - Foto_Raphael Peres.jpg

Após quatro edições no Rio de Janeiro e uma em Lisboa, o Festival que une os países de língua portuguesa pela cultura Hip-Hop chega a São Paulo.

São Paulo recebe pela primeira vez o  Terra do Rap – Festival de Rap da Língua Portuguesa, iniciativa que promove intercâmbio de figuras do hip-hop de países lusófonos desde 2013. A edição paulistana é parte da programação do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, e acontece no dia 10 de junho, a partir das 17h, na Unibes Cultural. A entrada é gratuita.

O formato pocket contará com atividades que são um desdobramento do Festival – em sua história acumula quatro edições realizadas no Brasil e uma em Portugal – , onde artistas dos dois lados do Atlântico são convidados para uma troca de ideias e um show que mais parece uma “live-mixtape” (todos participando juntos).  

O encontro está marcado para uma data muito especial, pois 10 de junho é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.  A poesia, a cultura lusófona e a língua viva estarão à prova nos versos desses trovadores do século XXI. Vinicius Terra, rapper e criador do festival, será o mestre de cerimônias, dividindo o microfone com o ícone do Hip-Hop brasileiro Dexter 8º Anjo e os portugueses Keso (da cidade d’O Porto) e NBC (de Lisboa). Com entrada franca, o show acontecerá às 17h, e após isso, os artistas se reúnem para um bate-papo, com o público presente, sobre o rap lusófono.

SOBRE OS ARTISTAS

VINICIUS TERRA – Nascido e criado entre os limites da pobreza em Pavuna e em São João de Meriti (territórios periféricos pertencentes ao Rio de Janeiro), Terra transformou a dura realidade, vivida durante a infância e a juventude, em experiência para lidar com as questões sociais. É rapper, articulador cultural e professor de Português/Literatura. Considerado uma figura singular e pioneira na cultura hip-hop por unir em seu discurso literatura, valorização das raízes brasileiras e promover intensamente a construção dos laços entre os países que falam português. Em 2018, lançará a sua obra mais madura e profunda acerca do hip-hop feito em português: “Pra Lusofonia… Nasce Um Novo Dia”, disco onde toda a história da língua portuguesa sob a ótica do rap – desde o trovadorismo do século XII até o hip-hop lusófono do século XXI e as conexões entre Portugal, África e Brasil.

www.youtube.com/viniciusterraBR

https://spoti.fi/2JB3LIn

DEXTER OITAVO ANJO – Conhecido pelos fãs como 8° Anjo, Dexter é referência no hip hop nacional desde os anos 1990, quando fundou o grupo 509-E. O apelido foi inspirado no filho de Martin Luther King Jr, Dexter Scott King, e significa: destro, direito, correto, sagaz, e ligeiro. Segundo Dexter, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. O rapper tem 27 anos de carreira; suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA e Kool Moe Dee. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores, e é graças a ela que, há 6 anos em liberdade, tem visto sua vida mudar. Já lançou três DVDs em uma série chamada “Dexter & Convidados” que contou com as participações como: Ed Motta, Seu Jorge, Guilherme Arantes, Péricles, Mano Brown, DJ Kl Jay, Edi Rock, Paula Lima, Katinguelê, Thaíde, entre outros.  

NBC - Foto/créditos - Teresa Lopes da Silva
NBC – Foto_Teresa Lopes da Silva

NBC – “Toda a Gente Pode Ser Tudo” é o disco mais recente do artista português NBC. Com uma poderosíssima voz de homem do soul e do blues e com a rebeldia de um ventre que respira hip-hop e r&b, NBC (sigla de Natural Black Color) tem em suas canções um lirismo penetrante, transformado, muitas vezes, em melodias ou canções de embalar. Timóteo Tiny, o seu nome verdadeiro, foi um dos fundadores do movimento hip-hop português nos anos 1990. Nasceu em São Tomé e Príncipe, mas veio com a família aos 5 anos para Portugal. Hoje em dia, é um dos nomes incontornáveis da música lusitana e um dos artistas mais surpreendes em palco, onde caminha com a maestria e maturidade de um artista completo.

Videoclipe “Dois https://youtu.be/JWd0taLHYxE

Videoclipe “Espelho” https://youtu.be/kQgUiq-ZFLs

KESO – Keso, nome artístico, ou Marco Ferreira é um músico e DJ da Cidade do Porto que conta já com três discos de originais no seu repertório (“Raios Te Partam”/2003, “O Revólver entre as Flores” /2011 e “KSX2016”/2016 e mais de uma centena de espetáculos em todo o país, nos mais diversos âmbitos. Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Keso desenvolve trabalho em várias áreas da música sendo notório o seu percurso profissional e acadêmico. Nos últimos dez anos, desenvolveu projetos no Porto, em Lisboa e em Londres, quer no campo do cinema como da música e conta com habitual residência em várias casas de espetáculos do país. Apesar de ter iniciado sua carreira há 15 anos é considerado um dos maiores nomes de Portugal no gênero hip-hop.

Videoclipe “Bruce Grove” https://www.youtube.com/watch?v=75nSwlWT8ME

Sobre o Experimenta Portugal ’18

Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.

SERVIÇO

TERRA DO RAP NO EXPERIMENTA PORTUGAL
DOMINGO, 10 DE JUNHO DE 2018
TEATRO UNIBES CULTURAL (RUA OSCAR FREIRE, 2500 – SUMARÉ, SÃO PAULO)

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário