Conheça o Novo Movimento Musical liderado por Criolo, Rael , Yzalu, e Liniker (Musica Periferica Brasileira)

Musica Periferica Brasileira

No Brasil os movimentos musicais e seus representantes marcam gerações. Podemos citar como exemplo a Bossa Nova, Tropicalismo, a resistência do Samba nos anos 80 e o Próprio Rap Nacional nos anos 90. Hoje em dia não é diferente, a geração de hoje também tem um movimento pra chamar de seu, e é a Música Periférica Brasileira. Geralmente são artistas negros, que saem de diversos pontos periféricos de SP e influenciados pelo soul, mpb, samba e rap, fazem um som original e marginal, umas forma diferente mais arrojada de reivindicar seus direitos e falar de amor.

Enviado pela Equipe Mundo Black para o Portal Geledés 

Um dos ícones desse movimento é o Rapper Criolo, influenciado por Cartola, Chico Buarque e Racionais, estourou no Brasil com seu Álbum Nó na Orelha, que trouxe uma forma diferente de cantar rap, que encantou tanto a periferia quanto a classe media, e seus shows são lotados tanto no Brasil como no Exterior.

Rael por sua vez tem influências óbvias de Gil e Milton Nascimento, ele canta e rima como o Criolo, mas o seu diferencial fica por conta de saber tocar violão, conquistou o Brasil com a música Envolvidão, uma música de amor com levada pop, mas no seu repertório tem músicas de protesto como a música É o Moio.

A representante feminina dessa banca é a Cantora e Compositora Yzalú, ela ficou conhecida por fazer releituras de raps dos anos 90. Suas principais influências são Gal costa, Marisa Monte e Sabotage. Em seu primeiro CD Minha Bossa é Treta, misturou MPB Popular e Rap. Suas músicas mais conhecidas são Mulheres Negras composta pelo rapper Eduardo, e Figura Dificil, música inédita do Sabotage.

Temos também o Liniker, que é uma mistura perfeita de Tim Maia e Ney Matogrosso, um artista que veio pra ficar, que também ficou conhecido pela internet, seus vídeos chegam a mais de 1 milhão de acessos, ele por sua vez não canta músicas de protesto, deixando isto por conta de sua imagem defendendo a liberdade e o direito de cada um ser como quiser ser sem rótulos ou padrões.

Fonte/Texto: Geledes – acesse e confira outras publicações

Sharing is caring!

Deixe um comentário