Confira “+1 Pedrada na cara do sistema”, álbum do grupo Legítima defesa

Legitima Defesa

Legítima defesa é um grupo de Rap da Zona Oeste do Rio de Janeiro que acaba de lançar seu álbum completo no YouTube com nove faixas de muito Rap Nacional. +1 Pedrada na cara do sistema, é o titulo do disco, e só pelo nome já se pode imaginar um pouco da personalidade do grupo.  As letras abordam principalmente o cotidiano dos excluídos pelo sistema capitalista do país.

Assuntos como racismo, desigualdade e opressão são abordados em quase todas as faixas. Outro detalhe interessante é a produção desse disco que foi completamente independente. As bases ficaram por conta de um dos integrantes do grupo, o rapper Mano Rip. Captação de voz, edição, Mix & Máster foram feitas pela RATATOMIC RECORDS que é uma gravadora independente que grava mc’s da cena independente totalmente no underground.

Um dos objetivos desse disco é chamar a atenção da sociedade para assuntos que não são abordados pelos meios de comunicação, e também mostrar a nova geração de MC’s e Rappers que é possível sim fazer um trabalho sério e de qualidade sem ter grana para bancar estúdio e produtores que cobram um absurdo para gravar um single. Basta ter conhecimento. “O Rap veio do gueto. A origem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 1960 nos bailes de rua, onde o mestre de cerimônias (MC) parava a festa, pegava o mic e encorajava o publico presente a lutar contra o sistema abordando assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, são claro, de temas mais polêmicos, como sexo, drogas, racismo e pobreza. Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmônica; sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental em que o texto é mais importante que a música. O que importa é a mensagem. O resto é enfeite. Um beat foda não diz nada pra ninguém. Palavras do Rapper e Beatmaker Mano Rip, explicando pra nós que o verdadeiro Rap não precisa ser como muitos acham que ele deve ser.

Sharing is caring!

Deixe um comentário