Do Rio para Lisboa através do Rap!

Nyl MC vira tema de mestrado em faculdade de Portugal e lança campanha de financiamento coletivo

Há aproximadamente 10 anos em atividade na cena do Hip Hop do Rio, Nyl MC tem sua trajetória pesquisada para a dissertação de mestrado “O artista como intelectual orgânico na luta contra hegemônica”.  O trabalho, produzido pela mestranda Juliana Catinin será defendido em novembro na Universidade Nova de Lisboa e Nyl terá a oportunidade não só de acompanhar a defesa, mas de realizar uma apresentação na Universidade Nova de Lisboa. Para isso, o MC lança uma campanha de financiamento coletivo para custear as passagens dele e de seu DJ, Pirigo

A pesquisa visa apresentar Nyl como intelectual orgânico, conceito utilizado por Antonio Gramsci para descrever um indivíduo ou coletivo que, para além de uma produção de conhecimento ligado ao significado difundido de intelectual, eleva esse papel para um caráter educativo e de responsabilidade social. A presença de Nyl MC e de seu DJ se tornam importantes pelo fato de que historicamente, as universidades são elitistas e excludentes. Incluir outros sujeitos na produção de saberes é reforçar o papel de intelectual que artistas também podem exercer. 

“É uma oportunidade única para a minha carreira. Nunca pensei no meu trabalho somente para o entretenimento ou para estar no hype. Esse reconhecimento reforça que de alguma forma, estou no caminho e pode abrir possibilidades para diversos artistas das favelas e periferias reivindicarem esse lugar de intelectual, que sempre nos foi negado” reforça Nyl MC. 

Segundo o próprio Nyl, além do show na Universidade Nova de Lisboa, a ideia é circular o país e conseguir apresentações em outros espaços, conhecer a cena do Rap de Portugal, fazer contatos e criar redes. 

Link para contribuir para a campanha:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/628518 

Sobre Nyl MC 

Nyl sem dúvida está em constante movimento na cena alternativa do Rio de Janeiro. Inserido na cultura Hip Hop através do Rap, ao mesmo tempo que dialoga com a cena do Rock e do Funk, o jovem de Irajá, Zona Norte da cidade, vem conquistando cada vez mais pessoas por onde passa.

Em carreira solo desde 2010, lançou em 2014 seu primeiro CD oficial pela produtora/selo musical NovaBlack, “Original da Pista”, explorando a diversidade sonora do Rap e a linguagem popular das periferias. De lá pra cá, lançou singles e clipes que tiveram boa recepção pela cena local como “Swinga Remix“, “Pedaço do Céu” e “Afronta“.

Foi um dos únicos representantes do Rap carioca que se apresentou no Boulevard Olímpico, espaço destinado para shows durante os Jogos Rio 2016. Na ocasião, lançou o show ‘’Um Novo Amanhecer’’, onde reúne a musicalidade da Black Music, a expressão corporal das danças urbanas e a contundência das suas rimas.

Amante e conhecedor do subúrbio, é uma dos grandes representantes da Cultura Hip Hop no Rio. É um dos fundadores e mobilizadores do LH2 – Leopoldina Hip Hop, evento que há 1 ano fomenta a cena da Zona Norte, provocando o encontro de novos nomes com artistas já consagrados. Atualmente segue em produção do seu novo disco “Natural do Mundo”, produzido em parceria com a marca Impt Lifestyle

Assista o clipe Vitória dos Cria

https://www.youtube.com/watch?v=8lGEl-9HEQQ

Acompanhe Nyl MC nas redes

Instagram
Twitter
Spotify 
Youtube

Sharing is caring!

Deixe um comentário