Vídeo “Heroínas de Geração” traz à tona os desafios das mulheres periféricas

A rapper Vera Verônika aborda a realidade da mulher negra brasileira em seu mais novo vídeo ao vivo. O registro intregra o DVD “Vera Verônika 25 anos”, que celebra sua carreira, e também marca presença em versão de estúdio no álbum “Afrolatinas”, lançado em 2018. O show conta com inúmeras participações especiais, e nessa faixa a voz de Paula Dias acompanha o flow da artista. O vídeo já está disponível no YouTube e a canção também chega como um single nas plataformas de streaming de música.

A música é uma das primeiras composições de Vera Verônika, que sempre levou questões sociais, raciais e políticas para sua obra. O início de carreira da rapper, pioneira no Distrito Federal, aconteceu em 1992, com o grupo Missionárias, ao lado de Márcia, Débora, Kalanga, Ana Clara Urupa e da DJ Alisson da Samambaia. Posteriormente, Vera se uniu aos grupos A Posse, com Adriano, Aclécio e Cloves Goy; e, sem seguida, Tokaya, com Thiago e Zullu. Desde então, Vera segue em carreira solo. Por meio do DJ Chokolaty, também presente na faixa “Heroínas de Geração”, ela conheceu a parceria RDY, com quem dividiu vocais, seguida por Eddie Blue, Milla Fernandes e, por fim, Paula Dias, cantora que marca presença também no vídeo ao vivo.

Seguindo o debate promovido por seus vídeos mais recentes, como “Genocídios” e “Mulher de Aço”, Vera Verônika versa agora sobre a vida de muitas brasileiras. “‘Heroínas de Geração’ discute sobre as lutas cotidianas das mulheres na periferia, fortalecendo e apontando para mais e mais desafios a serem superados diariamente. Durante a música, falo sobre profissão de prostituta, ser mãe solteira, viver um casamento de agressões físicas e psicológicas, além de ressaltar as consequências por ser mulher negra”, explica a artista.

A motivação social é indissociável da música da rapper, que utiliza suas composições como forma de instigar o pensamento crítico sobre parcelas da população ainda relegadas a coadjuvantes de suas próprias histórias. Esse é o fio condutor de “Afrolatinas”, álbum sucessor do bem recebido primeiro disco solo, “Mojubá”.

Essa postura também se reflete no conteúdo do DVD “Vera Veronika 25 anos”. Com forte valorização da cultura negra e do hip hop como um todo, o projeto conta com com um show com 14 faixas e 11 clipes, que reúnem um total de 215 artistas envolvidos.

Ouça “Heroínas de Geração”: https://song.link/i/1450881809

Sharing is caring!

Deixe um comentário