MV Bill reflete sobre o caos político do Brasil no clipe da inédita “Insalubre”

A parceria antiga entre o DJ Caique e Mv Bill segue rendendo bons frutos. Desta vez a parceria gerou o single “Insalubre” disponibilizado nesta sexta-feira (01/02). Caíque mandou um beat sem tema, e pediu a MV Bill ir até o estúdio para escrever e gravar no mesmo dia. No dia seguinte gravaram o videoclipe. “Sem dúvidas foi uma experiência foda demais, por mais que a gente já tenha vários sons juntos foi uma parada diferente, que a gente ainda não tinha feito, declarou Dj Caique  em seu perfil no instagram .

Na música Mv Bill reflete sobre a atual situação política do Brasil. O rapper faz criticas pertinentes como: as escolhas do povo e suas consequências, a polarizarão, a classe política, a classe média, a corrupção, a justiça, ao genocídio do povo preto e pobre e etc. Tudo é apontado como fatores geradores do caos político e social no qual o país está mergulhado. Não resta duvida que a crítica está correta. No entanto, Bill esquece que as escolhas erradas e a “Burrice” do povo são fatores produzidos pelo sistema sujo e corrupto que ele critica. O estado abandono da educação é um mecanismo de controle do povo que conduz as escolhas erradas e a tal “burrice” que ele cita. A falta de educação é que gera o modo de vida de rebanho, a vida de gado. É sua condição de gado que o faz apanhar e não aprender. Não saber fazer escolha, burrice, alienação e a ignorância do povo são consequências. É preciso atacarmos as causas, caso contrário todo esse discurso e critica se torna impotente.

Outro fator esquecido por Bill em sua critica, é a manipulação e controle dos meios de comunicação que são de suma importância para tornar o povo passivo, ignorante e submisso. Bill já esteve dentro da poderosa máquina e sabe como ela funciona e seu poder de destruição. A comunicação sempre trabalhou no controle das massas em todos os regimes. Não podemos esquecer, por exemplo, que dentro do regime Nazista a comunicação foi um grande aliado do Estado.

A critica de Mv Bill é pertinente e oportuna, mas é preciso ir além e ampliar a reflexão para além dos formatos que já conhecemos. É preciso ampliar e aprofundar nossas visões de análise. A polarização que nos empurra cada vez mais para o fundo abismo só será vencida quebrando os paradigmas, pensando para além dos conceitos de esquerda e direita. É preciso novas narrativas. É preciso quebrar ídolos e deuses. Libertar nossos pensamentos dos formatos que já estão dados e nos escraviza.

O single vem acompanhado de seu videoclipe dirigido por Isaac Metanoia. Confira!

Sharing is caring!

Deixe um comentário