No Devagar Depressa dos Tempos – documentário revela o cenário do sertão do Piauí e suas transformações nos últimos anos

Gênero: Documentário
Direção: Eliza Capai
Duração: 25 min

O filme No Devagar Depressa dos Tempos revela o cenário do sertão do Piauí e suas transformações nos últimos anos, principalmente na vida das mulheres. Na estreia, a diretora Eliza Capai percorre pouco a pouco a cidade de Guaribas, ao se deparar com perspectivas cruzadas entre ações do Estado e as vozes de suas moradoras. 

A fotografia sobre a região filma mulheres e crianças separadas por um corte geracional. Aqui está em questão um divisor de quereres. O que antes estava preso à necessidade de casar, cuidar dos filhos e sobreviver, com o avanço dos programas de base do governo – que deram início em 2003 – foi sendo substituído pelos reflexos da emancipação pessoal. 

Com este olhar, a câmera busca localizar os espaços de afirmação de identidades, sobre o que antes não alcançavam nem em sonhos. Ainda sobre as narrativas no sertão, assista também os filmes em destaque Malha, Muro, A História da Eternidade e Patativa. Boa sessão! 

Fonte/Texto: Porta Curtas

No devagar depressa dos tempos// As time flies slowly by from Eliza Capai on Vimeo.

Sharing is caring!

Deixe um comentário