Assista ‘Anos 90 – No Rap, nos Quadrinhos e no Conteúdo’ novo video do Canal Quadro em Branco.

Foi ao ar nesta segunda-feira (28) o décimo vídeo do excelente canal Quadro em Branco. Nesta edição Henrique Jacks mergulha na década de 1990 analise a ascensão e consolidação do rap que ganha em definitivo as rádios, a indústria fonográfica e a TV nos EUA. Nestes mesmos anos o rap estoura no Brasil.

Em sua viagem reflexiva aos anos 90 Henrique Jacks analisa de forma brilhante o mundo dos quadrinhos que valorizava a estética para chamar a atenção do leitor e desprezava o conteúdo. Os quadrinhos prezavam cenas de ação, armas, homens musculoso e mulheres com corpos exuberantes, mas a história (que história?) era algo o que menos importava. Neste cenário aparece a figura de Rob Liefeld e sua arte trash com erros grotescos de anatomia e proporção… e ainda assim ele é sempre convidado pelas grandes editoras.

Henrique Jacks pega um gancho nos quadrinho para discutir a importância do conteúdo e traz para o debate Scott Mccloud e a partir daí abre uma discussão comum e persistente no cenário nacional do rap  que é a rotulação das musicas sem conteúdos.  Mas será que nesse universo de rap “sem conteúdo” tudo é desprezível? O rap vive um momento mágico em que muito pode se tirar desse instante. Será que não seria a hora de se extrair o máximo de coisas positivas e construirmos algo também positivo para nós?

Sharing is caring!

Deixe um comentário