INSTITUTO BACCARELLI REALIZA FLASH MOB NATALINO NA VILA MADALENA

Última apresentação de 2016 do projeto “Baccarelli na Rua” ocorrerá no dia 10/12

Na última apresentação do ano, o projeto “Baccarelli na Rua”, uma parceria do Instituto Baccarelli com o Catraca Livre, promove concerto aberto no dia 10 de dezembro (sábado), às 15h, do Coral da Gente do Instituto Baccarelli, em frente ao Armazém da Cidade, no bairro boêmio da zona oeste paulistana, a Vila Madalena. Para comemorar o mês do Natal, grupo formado por 55 alunos, sob a regência de Silmara Drezza e preparo cênico feito por Lucas Migliorini, apresenta um pot-pourri de músicas natalinas, além de Cantata nº147 – Herzund Mund Tat und Leben: Excertos, de Johann Sebastian Bach. Marcando o encerramento do projeto, o coral retoma o formato Flash Mob pela região conhecida como Parque da Vila.

Iniciado em agosto de 2016, na região da Vila Madalena, o “Baccarelli na Rua” é uma nova experiência que traz o público e os músicos ao encontro da música popular e erudita em pontos de lazer da cidade, fazendo das ruas polos culturais. Gilberto Dimenstein, o idealizador e coordenador do Catraca Livre, revela que era uma ideia antiga: “Tenho uma extraordinária e imensa admiração pelo Instituto Baccarelli. Sempre estivemos muito próximos. Quando iniciou o projeto Parque da Vila, que fecha algumas ruas da Vila Madalena nos finais de semana, convidamos algumas vezes os grupos do Instituto para se apresentarem, e era sempre um sucesso. Então surgiu a ideia de tornar essas apresentações mais frequentes e montamos o projeto “Baccarelli na Rua”. O Instituto já atua com inclusão social e cultural e, nesse contexto, nossa proposta foi trabalhar a inclusão territorial, ocupando as ruas e chamando as pessoas para as apresentações gratuitas.”

Na opinião do diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli,“a música de concerto é vista como algo muito distante do público, quase inacessível e para poucos, quando, na verdade, deveria ser justamente o oposto. A música é uma produção da sociedade e tem de estar em todos os lugares, nas ruas, nos metrôs, nas salas e teatros, para qualquer pessoa.”

SERVIÇO
Projeto Baccarelli na Rua
Local:em frente ao Armazém da Cidade, no Parque da Vila
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 270
Data: 10 de dezembro de 2016 (sábado)

Horário: às 15h00
Ingressos: gratuito
Classificação etária: livre
Duração:40 minutos

Repertório:
Coral da Gente do Instituto Baccarelli

DIVERSOS
Pot-Pourri de Músicas Natalinas [Arr.Roberto Tibiriçá]
JOHANN SEBASTIAN BACH
Cantata nº 147 – Herz und Mund und Tat und Leben: Excertos

SOBRE CORAL DA GENTE DO INSTITUTO BACCARELLI
Com um repertório diversificado, que inclui composições brasileiras e obras internacionais dos repertórios popular e erudito, os corais que integram o projeto Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, já realizaram apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo, como Sala São Paulo, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, Estádio do Morumbi, Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio e Catedral da Sé. O Coral da Gente é a porta de entrada no Instituto Baccarelli para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, da comunidade de Heliópolis e região.  Sob a coordenação pedagógica de Silmara Drezza, ao lado de uma competente equipe de professores, os grupos trabalham voz e expressão corporal, praticando atividades que têm como objetivo a formação centrada no desenvolvimento de valores para a vida em sociedade, através do aprendizado da música de forma prazerosa.

SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI

Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas. Dos participantes desse estágio inicial, dois ex-integrantes do coral que o maestro regeu por várias décadas em São Paulo permaneceram à frente do Instituto: os irmãos Edilson e Edmilson Venturelli. Além da gestão executiva e da imagem institucional, eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes atividades da entidade, e por ampliar significativamente a dimensão da instituição de ensino.

Hoje, mais de 1.000 crianças e jovens são beneficiados anualmente pelos programas socioculturais, que abrangem 5 orquestras, 14 corais, 23 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 68 profissionais de música.  O Instituto conta com a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky e com o patronato do regente indiano ZubinMehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social.

Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: BNDES, Vivo e Volkswagen; Prata: Banco Volkswagen e Grupo Segurador BB & Mapfre; Bronze: Bradesco,  Cielo, Instituto Votorantim, Magazine Luiza e Pernambucanas.

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário