Meu último texto sobre Racismo

Flavio Antiéticos

Por Flavio Antiéticos

Racismo não é apenas uma ofensa verbal como diria alguns ou uma “justificativa” pra se pagar o salário menor como grosseiramente diriam outros. Racismo é o conjunto de práticas ostensivas que visam extirpar a população negra do ambiente/território. Eliminar. passa pela ofensa verbal mas não se resume nela porque o racismo é uma prática simbólica, cultural, política e econômica.

A utilização desses recursos, excluir a população negra, imobilidade social, descaso, incursões policiais, hospitais e escolas precarizados, ofensas verbais, olhares desrespeitosos, tratamento agressivo tem por finalidade nos subalternizar e inibir nossa potência pra que o falecimento coletivo permaneça em curso.

Por isso, antes de tudo é vital o resgate da nossa identidade porque permite saber quem somos e não cairmos em perfis que não tenham sido forjados por nós mesmos e em segundo lugar, mas não menos importante, é vital o resgate da nossa auto estima! que é o que viabilizará nossa salubridade em fazer escolhas e tomar decisões. Pode parecer simplista, simplória, a ideia, mas não longe das abstrações sobre política e economia internacionais precisamos também aterrizar no próprio corpo e nos conectar em comunidade.

Sharing is caring!

Deixe um comentário