RAFUAGI – qualidade sonora rap que vem do sul

RAFUAGI
RAFUAGI

Por Marcia Souza/#noiznamissão 

Há dez anos, no Bairro Novo Esteio, em Esteio, no Rio Grande do Sul, surgia um dos grupos que hoje se consolida como referência no rap do Rio Grande do Sul: o Rafuagi. Rapidamente, menos de dois anos depois, lançava o seu primeiro demo, A Letra do Rap. Em pouco tempo, o trio Rafa, Ricky e DJ Croko começou a alçar vôos mais altos. Faturou dois prêmios Hutúz, uma das honrarias mais importantes do rap da América Latina e já gravou com nomes dos mais diversos nomes da música nacional e internacional, como o uruguaio Daniel Drexler, YBNT, da Colômbia e nomes consagrados da música brasileira, como MV Bill, Emicida, Rapadura e o gaúcho Nitro Di (Da Guedes).

O primeiro disco dos rappers, “Esse é o Meu Lugar”, com 15 faixas e que teve participações especiais de Rappin Hood, Nitro Di, SNJ e Lica Tito, foi lançado em 2012. Logo, faturou o prêmio Rap Longa Vida do Rap Gaúcho, na categoria Melhor Disco e recebeu indicação para o Prêmio Açorianos. Depois de conquistar o Rio Grande do Sul e mostrar ao Brasil que o rap gaúcho é de qualidade, o Rafuagi mostrou força na América do Sul. Em 2012, o grupo estreitou os contatos com o grupo colombiano YBNT. Juntos, gravaram a faixa Ponto de Vista, lançada na Colômbia no novo disco do YNBT.

Já em 2013, o Rafuagi aprofundou sua experiência em terras sul-americanas: durante uma semana, o grupo esteve em Montevidéu, onde participou do Break Dance Montevidéu, um dos maiores eventos de rap no país vizinho. Na ocasião, os gaúchos fizeram o principal show da noite e ainda trouxeram na bagagem o documentário Tour Internacional Rafuagi no Uruguai 2013, que mostra todos os passos da viagem e a gravação da canção Velas ao Vento, com participação do uruguaio Daniel Drexler. A canção gravada com o uruguaio fará parte do segundo disco do Rafuagi, intitulado “Parte do Ciclo”, a ser lançado em março de 2014.

SOBRE O ÁLBUM PARTE DO CICLO:

Os MC’s Rafa, Ricky e Deejay Croko do premiado grupo Rafuagi retomam o trabalho musical em Parte do Ciclo, registro que coroa os 10 anos de carreira independente. Este novo trabalho inclui 12 composições inéditas, estabelecendo conexões com países da América Latina, Europa e África, congregando esforços conjuntos de produtores, cantores, técnicos e instrumentistas consagrados como: Pedro Dom do grupo O.C.L.A, André Laudz,Angelo Primon, Bruno Vargas da banda Quarto Sensorial, Luiz Café, e o uruguaio Dany López para produção e finalização das músicas, juntamente as participações especiais de Daniel Drexler, Mv Bill, Emicida, RAPadura Xique Chico, Zilla Sonoro, Narrador Kanhanga, Dj Madruga e Dj RM. O projeto prevê a realização de um marco na música de rua feita no Brasil, protagonizando o Hip Hop gaúcho para o mundo através deste lançamento. Além do cuidado com o conteúdo das letras que retratam temas de grande relevância social, associando questões sobre direitos humanos e cultura urbana, a sonoridade única e original é combustível deste trabalho que chega às ruas em março de 2014.

Para conhecer mais trabalhos do grupo acesse:  http://soundcloud.com/rafuagi

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário