Conheça um pouco da MC venezuelana DARIANY HCC

Dariany HCC[dropcap color=”#660000″ font=”arial” fontsize=”40″]D[/dropcap]e um lado uma mulher doce, gentil, meiga, culta, inteligente e muito carinhosa. Do outro uma ativista, militante combativa que luta por direitos. São as duas faces da talentosa rapper venezuelana Dariany. Nascida na cidade de Tachira, Dariany tem 23 anos é técnica em eletricidade e faz faculdade de engenharia elétrica. Daiany integra o grupo HCC (Humildad Conciencia Y Cultura), sigla que traz em seu nome e assume o hiphop como seu modo de vida. A repper venezuelana, que completa hoje (18/04) 24 anos concedeu uma rápida entrevista a Rociclei do Polifonia Periférica e falou um pouco sobre sua vida. Confira a entrevista.

Como e quando descobriu a cultura hip hop?

Dariany – Descobri o rap em meados de 2002, tinha 12 anos de idade, escutando uma série de grupos regionais, nacionais e internacionais e me chamou atenção a forma como se expressavam, a ousadia, o atrevimento, o canto falado em cima de uma batida forte e contagiante fatores marcante e fascinante do rap.No ano de 2010 passei a integrar o grupo HCC – Humildad Conciencia Y Cultura, sendo a única voz feminina do grupo do qual me orgulho de ser uma integrante.

O que significa para você o rap?

Dariany – O rap para mim se converteu em uma forma de vida. O rap é uma linguagem que permite expressar meus desejos e necessidades do meu povo. Minha música é minha voz. Luto muito,pois as mulheres são muito subestimadas em todos os âmbitos,mas isso não deve nos levar ao desânimo, nem baixar a guarda, pois a nossa luta é buscar a conscientização e demonstrar que as mulheres não são sexo frágil

Dariany HCCHá muita discriminação com ralação a cultura?

Dariany – Sim, há muito preconceito e descriminação desde as questões sociais, passando pelo racismo, e questões culturais. As pessoas olham para os cantores de rap como marginais, pessoas com pouca educação e pouco estudo. O olhar e o tratamento são totalmente preconceituosos. O fato de pensarmos diferente é outra coisa que incomoda muito.

O que você tem há dizer sobre o machismo na Venezuela e no rap?

Dariany – Eu poderia dizer que na população venezuelana o machismo não é tão forte, mas é racismo é gritante. Eu diria que a sociedade da Venezuela é mais racista que machista. Com relação ao rap, vejo que os homens pensam que o rap é para homens por ser muito masculino. Mas por trás disso há um tom machista sim.

Que mensagem você deixaria para as mulheres?

Dariany – Eu diria que nada é impossível quando se tem a ajuda de Deus. Nós mulheres somos essenciais para a sociedade. Somos mães, filhas, irmãs e etc. Somos geradoras de vida, merecemos respeito, mas devemos respeitar a nós mesmos.

Como você define?

Dariany – Eu acredito que o feminismo é a igualdade de direitos entre homens e mulheres, tanto nas leis, social, política e sexual.

Ativista pode-se dizer que é a dedicação a uma ação no campo para que a pessoa execute. No meu caso eu sou uma ativista do rap, não só como cantora, mas como pessoa principalmente. Acredito que o mais importante são as ações. As palavras são importantes ,mas não podemos nos limitarmos a elas.

Gostaria de acrescentar algo?

Dariany – Gostaria de agradecer por essa ótima oportunidade e por ter cedido o espaço para expor um pouco das minhas idéias. Aproveito para agradecer o espaço e a dedicação do site em procurar dialogar com outros países da América do sul de forma aberto e sem preconceito. Gostaria de deixar meu respeito a todos que ajudam a cultura a crescer e se manter viva e a todas as mulheres que se atrevem a fazer algo diferente. Avante companheiros.

Sharing is caring!

One thought on “Conheça um pouco da MC venezuelana DARIANY HCC

  1. Muito legal, saber que as mulheres na Venezuela estão ocupando o seu lugar na cultura hip-hop. Conheci a Venezuela em 2012 e conheci o hip-hop de perto que é muito forte!

    Dariany, que um dia possa vim ao Brasil, trocar saberes com os grupos daqui.

    abçs

    Repper Fiell.

Deixe um comentário