Através da feminilidade HIP HOP – documentários mostram as mulheres no hip hop colombiano

Mujeres en el Hip Hop Colombiano2Por Skinny Molina

O som do gueto feminino não foi um assalto feito a partir de posições homogêneas, mesmo no início. Pelo contrário, o assalto das mulheres para os domínios do MC e DJ foi travado em diferentes frentes: de consciência e posturas feministas de Queen Latifah, até as letras afiadas de conteúdo sexual de Lil ‘Kim, ou pelo humor que emana de alguns trabalhos de MC Lyte e Monie Amor. O número de mulheres que empenharam o microfone para saltar para o cenário do hip hop tem crescido ao longo dos anos.

O Hip Hop em Bogotá

Depois de unir forças em torno da formação de uma posição fortalecida, a cidade chamada de Plenário Hip Hop de Bogotá, se consolidou como um espaço onde havia mais do que um discurso, e sim uma possibilidade de construção dentro da igualdade de gênero, tornando visível na década de oitenta o trabalho de várias mulheres  realizados em favor do movimento.

“As pessoas percebem que as mulheres têm direitos iguais aos homens e que elas promoveram grandes contribuições para o cenário do hip hop na cidade,”. As mulheres se tornaram parte do movimento colaborando e facilitando o desenvolvimento de novos processos dentro dos cinco elementos do Hip Hop encabeçado por mulheres mc, dj, Breaking girls, grafiteiras, escritores urbanos e beat box.

O Hip hop é um cenário de reconhecimento para a juventude, em Bogotá. As jovens mulheres continuam lutando por um reconhecimento de espaços para elas.  “O Hip Hop é talvez a cultura urbana de massa dos  setores populares  onde as mulheres são protagonistas e desempenham o papel fundamental na participação em fóruns e eventos como Hip Hop de park “, disse Vladimir Rodríguez Valencia, Gerente Juventude IDPAC.

Apresentamos dois documentários selecionados por nossa colaboradora na Colômbia, Skinny Molina, que mostram a participação das mulheres no cenário do hip hop da Colômbia.

Documentário  “Mujeres en el Hip Hop Colombiano – parte 1”

Documentário  “Mujeres en el Hip Hop Colombiano  – parte 2”

Documentário MARATÓN HIP HOP “En Boca de Mujer” 2013

Sharing is caring!

Deixe um comentário