Renan Inquérito leva poesia para Fundação Casa de Araçatuba durante Jornada Literária

Escritor participa de palestras nas instituições e também em escolas da cidade durante evento literário

Percorrer as unidades da Fundação Casa do interior paulista em sido uma missão (?) na trajetória literária do poeta e músico Renan Inquérito. Na próxima sexta-feira (6), o rapper dá palestras para os internos de duas unidades em Araçatuba (SP), como parte da 5ª Jornada Literária da cidade.

Durante o encontro, Renan conta como conheceu o hip-hop e a partir daí, passou a valorizar a força da palavra até que se tornou escritor e hoje percorre o Brasil em palestras e eventos sobre literatura marginal.

“Visitar locais como as unidades da Fundação Casa é sair do lugar comum da música e da poesia e levá-la aos jovens. Quando eu tinha a idade deles, conheci a cultura hip-hop e me tornei o que sou hoje. Se me ajudou, penso que pode ajuda-los também e isso torna o trabalho extremamente prazeroso”, destacou o escritor.

Como parte da programação do evento, Renan Inquérito faz também palestras nas escolas Licolina Reis Alves e Clóvis de Arruda Campos a pedido dos professores da instituição de ensino.

Ainda durante as palestras, Renan Inquérito declama poesias do livro #PoucasPalavras, lançado em 2011, com poesias concretas, letras de música, ilustrações do grafiteiro Mundano e fotografias de Márcio Salata.

O poeta conta também a experiência como líder e vocalista do Inquérito e sobre a criação e disseminação de poesia no interior paulista com o sarau Parada Poética.

Para completar a programação ocorre um pocket show com o Inquérito no Teatro Castro Alves. A promessa é embalar o público com os clássicos “Dia dos Pais”, “Mister M” e “Meu Super Herói”.

Compromisso social

Na última semana de agosto Renan Inquérito esteve em duas unidades da Fundação Casa em Guarulhos (SP) para shows com o Inquérito, que além do papel musical, também enreda-se por campanhas nacionais de cunho educativo e cultural, como a “Um Brinde”, de combate ao alcoolismo, que em 2011 percorreu 200 pontos do Brasil e cinco do exterior para despertar a importância da consciência em relação ao consumo exagerado de bebidas. No mesmo ano, Renan Inquérito lançou o livro #PoucasPalavras, híbrido com o videoclipe de mesmo nome, que trata da literatura marginal no Brasil.

Em 2011 e 2012 o grupo já faz atividades e oficinas também em diferentes unidades da Fundação Casa no Estado de São Paulo.

Serviço

5ª Jornada Literária de Araçatuba

Quinta-feira – 05/09
Escola Estadual Clóvis de Arruda Campos
Fundação Casa – Unidade Araçá
Fundação Casa – Unidade Araçatuba

Sexta-feira – 06/09
Escola Estadual Licolina Villela Reis Alves
Show no Teatro Castro Alves

Sharing is caring!

Deixe um comentário