Grupo OKARIS – música para se libertar e voar

Criado em 1996 no bairro da Liberdade, o grupo Okaris (na época com o nome de Velório Negro), chegou com a proposta de revelar toda situação dos bairros periféricos da capital baiana, através do som ritmado do Hip Hop. Em busca de um caráter exclusivo, o grupo prioriza e valoriza suas composições. As letras do grupo Okaris possuem temática própria, enaltecem suas raízes e exaltam a autoestima.

“O estilo único e original, transformam suas apresentações em grandes espetáculos.” (A tarde–mar, 2004)

O grupo é formado por MC Tibe, Marão, Lene, Otho e DJ Paloso. Através dos shows, palestras, entrevistas em TV’s e rádios de todo país, o grupo Okaris transmite em seus versos temas sociais impregnados de paz e consciência.

O grupo já se apresentou em vários estados, tendo a oportunidade de abrir shows de artistas consagrados, como THAÍDE, FACÇÃO CENTRAL, MV BILL, RACIONAIS MC’S, PAVILHÃO 9 e FLORA MATOS. Apresentando-se, inclusive, no FESTIVAL DE VERÃO 2006, onde dividiram palco com o grande CARLINHOS BROWN.

Para Tibe, o rap deve ser valorizado, pois a partir dele o artista pode se expressar. “O Rap é uma música diferente, não para diminuir outros estilos, mas é uma música que dá liberdade para falar, para se expressar”.

O primeiro CD do grupo disco foi o demo “Minha Área” (2003), composta por 12 músicas. Em 2010 o grupo lançou o primeiro álbum de carreira. Sobre o disco MC Tibe diz que esta foi uma grande conquista da Okaris. “É o nosso primeiro CD, mais profissional e com uma melhor qualidade”.

Quando o assunto é representatividade, o grupo acredita que a periferia deve ser representada na cultura baiana, mas afirma que nem todos têm a oportunidade de mostrar a sua arte. A participação na programação do Carnaval 2012, portanto, irá concretizar um sonho que, para MC Tibe, era difícil de realizar, mas que hoje é possível, e certamente será.

O lançamento do CD, que leva  o nome da banda, traz a temática das composições do grupo, com letras que vêm da realidade vivida nos bairros periféricos de Salvador. O estilo musical escolhido deixa isso claro, pois é a partir do rap que os componentes da Okaris fazem a ponte entre a arte e a denúncia social.

O projeto também é fruto do esforço e dos 16 anos de experiência da banda na cena musical baiana. O que consolida o grupo como o que mais se destaca na cena Hip-Hop baiana. Destaque que veio a ser confirmado quando no dia 07 de dezembro de 2011, na qualidade de convidados, abriram o show dos RACIONAIS MC`S, (maior grupo brasileiro do gênero na atualidade) tocando para aproximadamente 10 mil pessoas.

Sharing is caring!

Deixe um comentário