RAPadura Xique Chico faz show em Lisboa

Apresentação faz parte da programação do Festival ano do Brasil em Portugal

Conhecido por misturar música regional nordestina com rap, o RAPentista RAPadura Xique Chico desembarca pela primeira vez na Europa para apresentação em Lisboa no dia 30 de maio à partir das 22hs. O show faz parte da programação do Festival Ano do Brasil em Portugal e integra a Semana da Palavra. Ao lado do DJ RM e do sanfoneiro André Tagliatti RAPadura promete colocar os portugueses para dançar um Fórrap!

RAPadura  chegou disposto a embolar e movimentar o cenário musical brasileiro com uma inusitada mistura de rap com repente alimentado por muito coco, maracatu, forró, baião e cantigas de roda, que fazem dele o percussor de um movimento em defesa da cultura popular, integrando o rap contemporâneo à música de raiz. “Não me defino como rapper por que não faço apenas rap, faço Rapente”, explica seu estilo musical.

RAPadura desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura arrojada de rap com a tradição da cultura popular brasileira. Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo. Falam do Nordeste, da seca, do agricultor, da mulher rendeira e também falam da cidade e dos processos de urbanização.

Francisco Igor Almeida do Santos nasceu em 1984, no município de Lagoa Seca, uma Vila na periferia de Fortaleza no Ceará, e como centenas de sertanejos, migrou com sua família para Brasília em 1997, quando ainda era adolescente. O apelido vem da sua paixão pela rapadura, nome de um famoso doce tipicamente nordestino, feito do puro sumo da cana e conhecido por fornecer muita energia e vitalidade para quem o consome.RAPadura costumava comer um pote de rapadura depois das exaustivas peladas de futebol com os amigos.

A saudade que sentia do Nordeste o influenciou na composição de suas primeiras músicas. A inspiração chegou por necessidade quando decidiu fazer uma “coisa diferente”, uma música que as pessoas gostassem de ouvir. Comprou alguns discos de baião e começou a ouvir em casa. Inspirado pelas canções de Marinês, Luiz Gonzaga, Heleno Ramalho, Banda de Pau e Corda, Lia de Itamaracá, Patativa do Assaré e por expoentes do rap nacional como o grupo Cambio Negro, a dupla Thaíde & DJ Hum e o rapper GOG,  RAPadura  lança seu primeiro trabalho gravado A FITAEMBOLADA do Engenho – Rapadura na BOCA DO POVO. Com 8 faixas, o título faz uma referencia ao termo MixTape muito usado no universo do rap e  faz muita gente dançar com “Maracatu  de cá pra lá”. Traz uma declaração ao seu “Norte e Nordeste me veste”, canção que ganhou oprimeiro clipe oficial. Fala de um “Amor Popular”, de uma “Moça Namoradeira”. “Tu e Eu” vão cantar “Rima Junina” em uma “Fita embolada de Engenho” de um Rapadura que é “Doce mas num é mole”, não.

“Escrevi uma música em cima de uma canção de Luiz Gonzaga. Peguei um pequeno trecho de sanfona, joguei umas batidas em cima e escrevi uma canção falando sobre a cultura nordestina”.

Para quem já compartilhou dos mesmos eventos e palcos que Lenine, Gerson King Combo, Detonautas, Paulo Diniz, Maria Rita, MV Bill, Gog e Racionais MC’s, o desafio agora é atender ao chamado para uma missão mais do que especial: representar seu Norte e Nordeste, levar sua cultura para os quatro cantos do mundo.

E para colocar em prática um trecho da primeira faixa daFITAEMBOLADA Do Engenho – RAPapura na boca do povo que diz “RAPadura, Primeiro pro povo depois pra exportação” ele vai mostrar toda sua musicalidade no Mega Festival que comemora o ano do Brasil em Portugal no dia 05 de abril de 2013.  “Vou levar DJ e sanfoneiro para mostrar o quanto é possível misturar o rap com a cultura popular no mesmo som e tornar a música ainda mais bonita do que já é. Vou colocar os portugueses para dançar um Forrap.”

 + Festival Ano do Brasil em Portugal

O Ano Brasil Portugal será uma experiência inédita de intercâmbio entre os dois países.  Diferentemente, por exemplo, do Ano do Brasil na França, que ocorreu em 2005, e da França no Brasil ,  em 2009. A série de eventos acontecerá simultaneamente  nos dois países. As comemorações começam no dia 7 de Setembro de 2012 – dia da nossa Independência-, e terminam em 10 de Junho de 2013 – Dia de Portugal, data nacional representada pela morte do poeta Luiz Vaz de Camões-.

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e comissário do Ano Brasil em Portugal, Antonio Grassi, essa é uma boa oportunidade de se estreitar os seculares laços entre as duas pátrias e pensar em uma continuidade para além da série de eventos.

“Nossa intenção é fazer com que este intercâmbio ganhe uma estrutura mais definida lá em Portugal e aqui, que deixe frutos. Há um desconhecimento muito grande, por nossa parte, e em todas as áreas, do Portugal contemporâneo. A música portuguesa não é só o fado. A gente pode conhecer este Portugal e mostrar um Brasil que tem uma diversidade cultural muito ampla, que não é só o Brasil das novelas”.

Sharing is caring!

Deixe um comentário