Mulheres representam a periferia em encontro poético no Flipoços

Elizandra Souza, Lunna Rabeti e Lívia Cruz são as convidadas para o debate.

A partir das 16h da próxima terça-feira (30), o palco principal do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) recebe militantes do feminismo na cultura hip-hop e nas periferias brasileiras para um debate que explora a poesia feminina na literatura da periferia.

As convidadas são a jornalista e escritora Elizandra Souza, que em 2012 lançou o livro ‘Águas da Cabaça’, com os poemas escritos ao longo dos últimos anos, entre eles o  ‘Em Legítima Defesa’, que inspirou o videoclipe ‘Nada foi em Vão’, da cantora Lívia Cruz, que também é uma das convidadas para o debate. No material audiovisual, a cantora explorou a violência contra as mulheres e utilizou elementos poéticos e rostos femininos para lembrar que a cada 15segundos, uma mulher é vítima de agressão no Brasil.

Para completar o debate, a convidada é a criadora da Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop (FNMH²), Lunna Rabeti, que em 2012 ajudou na criação do livro coletivo ‘Perifeminas’ que envolveu cerca de 60 mulheres das periferias de todo o Brasil.

Quem media o debate é a jornalista Jéssica Balbino, que pesquisa e escreve sobre a cultura hip-hop e a arte produzida nas periferias.

Sobre o Flipoços

Esta é a 8ª edição do Festival Literário que recebe escritores nacionais e internacionais e é o quarto maior do tipo realizado no Brasil. Há três anos a organização do evento dedica um dia à atrações e artes da periferia.  Além da mesa feminina, esta edição do evento recebe também Toni C., RAPadura e Marcelino Freire para um debate sobre literatura e periferia.

A finalização será feita com uma palestra do rapper Dexter, que acompanhado de Dj Loo faz um pocket show no festival. O graffiteiro Eduardo Kobra também faz uma participação especial no evento.

Serviço – O encontro acontece no próxima terça-feira (30) a partir das 14h no Espaço Cultural da Urca. O debate com a temática feminina está marcado para as 16h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário