Fator Baixada – Uma página da história do rap fluminense

A região da baixada fluminense no Rio de Janeiro é berço de grandes talentos e vozes do rap carioca. Uma dessas vozes é o grupo “Fator Baixada” fundado no ano de 1995 por Kall FBX, Jack e Dj Ricardinho. Com um rap pesado dando ritmo a letras fortes, diretas e combativas que abordavam do político ao social, o grupo fez história, influenciou uma legião de jovens e extrapolou os limites da baixada fluminense. Sem os recursos tecnológicos dos dias atua,como a internet, o grupo usava a criatividade e os recursos disponíveis da época, com o correio, para difundir seu trabalho e ir além das bordas da baixada. Com suas ideias expostas em suas letras conquistou espaços e respeito e escreveu seu nome para sempre na história do hip hop fluminense e nacional.

Hoje o grupo é representado apenas por Kall FBX, mas nem por isso deixou para trás suas características marcantes que levou diversos jovens a reflexão e a mudança de atitude. O “Fator Baixada” é mais um exemplo de que a arte pode ser um instrumento de transformação

Sobre a importância do Fator Baixada Kall diz: “Uma vez ou outra encontro algumas pessoas que sempre me contam história de como curtiam o FBX. Ainda vejo pessoas comuns escutando os sons antigos e os que me conhecem cobram muito. Daí a vontade de gravar coisas novas e antigas porque também gosto do estilo que me fez acreditar em muita coisa como o respeito às pessoas.”

Confira o peso do rap combativo do Fator Baixada na canção “O Bicho Pega

Sharing is caring!

Deixe um comentário