Letra de música de Renan Inquérito inspira cena contra o racismo em Malhação

Personagem interpretada por Tânia Tôko utilizou trechos da canção ‘Rosa do Morro’ em capítulo da novela

“Nos caminhos por onde ela andou viu rosas bem diferentes dela. Viu rosa branca, rosa vermelha e até rosa amarela. Então ela se perguntava: Meu Deus, por que tanto a minha cor incomoda se nem todas as rosas são cor de rosa?”. Os versos da poesia/música ‘Rosa do Morro’, composta por Renan Inquérito, foram declamados em uma cena da novela Malhação, da Globo, na última quinta-feira (4)

A ação foi protagonizada pela atriz Tânia Tôko, que interpreta a personagem Rosa e respondeu à pergunta “Será que todo negro no Brasil tem uma história de preconceito racial para contar?” em uma cena do grupo Comando Revolucionário dos Anarquistas Unidos (Crau) que debate o racismo na novela.

A produção de base de Malhação explicou que as declamações foram escolhidas pelos próprios atores, que são negros, e que puderam levar vivências pessoais para a cena. Questionada sobre a escolha, a atriz explica que ouviu a canção em um site e que ficou bastante tocada pelos versos. “Ouvi certa vez e desde então me apaixonei. A ideia de usá-la veio daí, já que são versos que falam de cor e se encaixaram perfeitamente na cena. É uma canção que me tocou bastante. Sou oriunda da periferia, minha mãe era lavadeira de ganho e meu pai açougueiro e camelô. Conheço bem a realidade da música”, disse Tânia.

Sobre a música

A canção ‘Rosa do Morro’, escrita inicialmente como poesia, por Renan Inquérito, integra o livro de poesias #PoucasPalavras (Literarua, 2011) e o segundo álbum do grupo Inquérito, o ‘Um Segundo é Pouco’ (Independente, 2009). Em uma mescla entre o rap e o samba, mostra uma vertente diferente do rap, que carrega a poesia como impressão digital.

Assista ao trecho de Malhação em que a poesia é declamada: http://youtu.be/FWRW6QmsCCI

Ouça a música

Sharing is caring!

Deixe um comentário