DUBATAK SOUND SYSTEM lança riddim “Old Feeling” em cd e vinil.

Em outubro deste ano o Dubatak lançou no exterior 3 singles em vinil 7” polegadas com as 6 primeiras faixas de seu novo álbum – “Old Feeling Riddim”, interpretadas por Ranking Joe, Soom T, Thriller U e Ruben da Silva. Os singles contavam ainda com o cantor jamaicano I Kushna, que esteve no Brasil em 2011 gravando e se apresentando ao lado do Dubatak. Sua passagem foi registrada com a gravação do videoclipe da faixa “Healthy Lifestyle”, filmado no morro do Salgueiro, zona norte do Rio de Janeiro (veja aqui: http://youtu.be/5aWWTem4hGg).

O álbum completo com 15 faixas, incluindo a participação do sueco Diegojah, do jamaicano Peter Ranking e dos cantores nacionais Mateus Pinguim, Rica Caveman, Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio) e Guilherme Adonai – além de um dubplateprotagonizado pelas “lendas” da música jamaicana Horace Andy e Mykal Rose – será lançado no Brasil dia 01 de novembro no Espaço Zé Presidente, na Vila Madalena (SP). A cantora escocesa Soom T fará a turnê de lançamento junto com o coletivo, que também lança o trabalho em Curitiba, dia 09/11 no Kubrick Bar, e no Rio dia 15/11 no Studio RJ.

O sound system e selo musical Dubatak promove uma combinação única de reggae, dub, rub-a-dub, stepper e dancehall e une produtores do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde 2007 lança produções independentes criadas e finalizadas em seu estúdio no Rio de Janeiro e que são amplificadas por um potente sistema de som construído artesanalmente.

Formado pelo engenheiro de som e cantor Mateus Pinguim, e os produtores e seletoresJeff Boto e Léo Flores, o coletivo vem ganhando notoriedade por onde passa, com suas sessões recheadas de improvisos, mostrando um outro formato de comandar a festa, misturando na seleção produções originais e faixas exclusivas em vinil.

Com diversos títulos lançados em vinil e CD, o selo já produziu faixas exclusivas de artistas como os jamaicanos Johnny Clarke, Ranking Joe, Bushman, Andrew Tosh, Horace Andy, a escocesa Soom T, os franceses do “Les pigments Libres”, o mexicanoBocafloja, entre outros. Ao vivo o trio já dividiu o palco em eventos e festivais no Reino Unido, França, Holanda, Portugal, Espanha e no Brasil, com nomes como Deeder Zaman (Asian Dub Foundation), Mungos Hi-fi, Jahtari Sound, YT, Soom T, BNegão e Ras Bernardo.

Em setembro de 2011, o Dubatak lançou seu primeiro Álbum “Experienza Riddim”, com cooperações musicais vindas da Jamaica, Inglaterra, México, França e Brasil. Além dos sucessos já lançados em vinil, o álbum trouxe ainda uma releitura da faixa “Voice like Thunder”, lançada em 1984, e regravada na Jamaica pelo grupo The Viceroys, com a participação de Derajah, cantor revelação da nova geração.

Em abril de 2012 o Dubatak lançou em vinil 12” o single “Babel” com a participação do jamaicano Sizzla Kalonji, em parceira com o cantor e produtor Rica Caveman, um dos pioneiros do reggae/dancehall no Brasil na década de 90, com o projeto Original Nomad Reggae. Neste mesmo mês o coletivo lançou a coletânea “Reggae Rua Volume 1”, com 12 faixas produzidas e interpretadas pela nova geração de cantores e produtores brasileiros, aproximando as novas gerações de uma vertente mais urbana do reggae e se diferenciando um pouco dos clichês habituais (ouça a coletânea: http://mtv.uol.com.br/musica/ouca-novos-musicos-nacionais-na-coletanea-reggae-rua).

Sharing is caring!

Deixe um comentário