Airá Ocrespo faz ‘crowdfunding’ para lançar o projeto “MC Grafiteiro”

Airá-Ilu-Aiê Ferraz D’Almeida, conhecido no cenário artístico como Airá Ocrespo, nasceu há 30 anos em uma família de músicos e artistas e foi criado entre as esquinas e os livros.

Influenciado pela musicalidade e a vida na rua, compõe poesias e desenha desde a adolescência, quando começou a se identificar com as letras dos raps e a expressividade dos graffitis nos muros. Fazer parte do universo hip hop foi então um meio natural de compartilhar sua visão do mundo.

Ao longo do tempo tornou-se um artista de forte ímpeto criativo, que tem prazer em desenvolver elaborados conceitos para suas obras, principalmente com base em figuras de linguagens.

Museu das Grandes Personalidades Brasileiras

Esse ano, ao comemorar 10 anos de carreira, o versátil e comunicativo jovem se utiliza do crowdfunding para o lançamento do seu mais recente projeto – MC Grafiteiro.

Com ele, pretende arrecadar quatro mil reais para a gravação do videoclipe da música “Com Orgulho”, que terá fortes referências de graffiti e arte de rua, propondo uma mistura de linguagens da cultura urbana.

A estreia de Airá Ocrespo como MC Grafiteiro tem como objetivo projetá-lo também na cena musical sem deixar de lado seu talento para a pintura. A união de suas duas paixões permite que o público saia ganhando: ele oferece a quem investir, ilustrações, rimas e murais como recompensa.

Componente de um dos primeiros grupos de graffiti do estado, a Nação Crew, também integra a geração que fez história com as famosas Batalhas de MCs na Lapa, tendo vencido diversas vezes em suas participações.

Como grafiteiro, Airá atua nas áreas de produção cultural, arte-educação, publicidade, moda e teatro e numa série de outros projetos associados ao universo urbano e corporativo.

Airá cada vez mais se firma como um profissional original e experiente.

Suas primeiras oportunidades de trabalho surgiram em 2001, na Fundição Progresso, e de lá para o AfroReggae e outros projetos sócio culturais pelo Brasil e no exterior foi um pulo. Trabalhou em festivais e eventos do porte de Rio Cena Contemporânea, Back 2 Black e Oi Noites Cariocas, além de ter se apresentado em palcos como o Circo Voador e Vivo Rio.

MH Nacional

Ao longo da carreira se destacou com pinturas de grandes dimensões e produziu em diferentes pontos da cidade murais de até 10 metros de altura e com mais de 50 metros de comprimento. Possui obras expressivas, como a do muro externo do Museu Histórico Nacional, na Fachada da Usina de Asfalto e na sala da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em seu currículo há destaque também para exposições, como a oficial do Pan 2007 no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal e no Centro Cultural dos Correios, esta com curadoria de Gringo Cardia.

No segmento corporativo participou de ações para a Nike, Coca-Cola e Banco do Brasil, além de ter pintado lojas nos principais shoppings da cidade.

No campo audiovisual, tem rica atuação com clipes, filmes e séries, além de entrevistas, reportagens e performances para canais nacionais e internacionais como CNN.

Nos últimos anos Airá desenvolveu seus próprios projetos, como a festa SpraySom, o seminário de graffiti Rabiscos Sem Riscos, a intervenção de arte urbana Ruadentro, o festival Hip Hop Celebra, etc. A capacidade de inovar já o levou a criar e participar da concepção de projetos para organizações como SESC, Red Bull, Instituto Invepar e Secretaria de Educação do Estado, além de ter sido coordenador e curador em outros.

Na área educativa, foi convidado como palestrante a falar na Academia Brasileira de Letras e em Faculdades como UFF e ESPM, além de ensinar rap e graffiti por três anos na Escola SESC de Ensino Médio, uma escola modelo com alunos de todo Brasil.

Sempre disposto a surpreender e fazer diferente – como na apresentação Rimas e Tintas, onde criou uma performance de rap e graffiti cujos artistas se revezam entre microfones e sprays -, Airá cada vez mais se destaca como um profissional original e como MC Grafiteiro pretende unir suas duas paixões.

Para investir e saber mais sobre este projeto:
https://www.movere.me/projeto/87-videoclipe—com-orgulho/

Mais informações sobre o artista:

http://www.facebook.com/AiraOcrespo

https://twitter.com/#!/AiraOcrespo

http://www.flickr.com/photos/airaocrespo

Ouça a música “Com Orgulho”:

Sharing is caring!

Deixe um comentário