Casa da Cultura realiza inauguração do Espaço Literário Lélia Gonzalez amanhã, dia 21

O evento marca o dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial

A ONG Casa da Cultura da Baixada Fluminense realizará amanhã (21), às 9h, a inauguração do ‘Espaço Literário Lélia Gonzalez’.  O evento marca o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial. A organização receberá o público para leitura de livros temáticos de gênero e raça e também literatura infanto-juvenil.

– Nós estamos muito felizes em inaugurar um espaço literário que leve o nome de Lélia Gonzalez, por ser uma mulher guerreira que muito contribuiu no combate ao racismo e na defesa da mulher negra. Queremos tornar este ambiente em uma referência na Baixada Fluminense e em todo Estado do Rio de Janeiro – ressaltou a coordenadora geral da Casa da Cultura, Letícia Oliveira.

A data também será lembrada no painel realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial: ‘Massacre de Shaperville: 52 anos depois. Avanços e Desafios da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial’, encontro cultural e reflexivo com o objetivo de aprofundar o impacto do legado do dia 21 de março para a população afro-descendente brasileira.

São esperadas mais de 200 pessoas. Entre autoridades, militantes do movimento negro e de mulheres. Presença confirmada do presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira, da secretária municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial,Leila Regina, do superintendente estadual da Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Dias, e do deputado estadual Robson Leite. Além do conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), Ivanir dos Santos, da coordenadora do Memorial Lélia Gonzalez, Ana Maria Felippe, e do fundador da Casa da Cultura, Jorge Florêncio.

Durante o evento, serão apresentadas diversas linguagens culturais e artísticas da Casa da Cultura. Através do projeto Clube da Cidadania, que tem o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, haverá apresentação de capoeira e do Coral Canto da Casa. A instituição irá oferecer penteado afro e degustação de culinária afro do projeto EnegreSer, com o apoio da Fundação Palmares. Além dos diversos pães do projeto Alimentação é Cultura, que tem o patrocínio da Petrobras.

A Casa da Cultura fica na rua Machado de Assis, lote 12, quadra 84, Praça da Bandeira, em São João de Meriti. Mais informações pelos telefones 2751-8112 /2751-5825 e pelo site www.casadaculturabaixada.org.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário