A Periferia está virando moda nas telas. Vamos virar o jogo!!

Por  Énderson Araujo

Título nada surreal. É isso mesmo que esta acontecendo, o termo “moda nas telas” quer dizer que cada dia mais você ver nos programas, filmes e telenovelas a periferia. Mas daí um morador da quebrada mais tranquila de Salvador diz – Espera ai! Enderson, mas essa periferia que passa em Tropa de Elite, Cidade de Deus e nas novelas não é igual a minha não… piorou ainda esse tal de Velozes e Furiosos 5 .

Meus caros, a verdade é que é dessa forma que nossas periferias são vendidas lá fora, e até aqui dentro. Os gringos que assistem o fast Five vai achar o que da Rocinha? Mas quem tem que acabar com isso somos nós mesmos, dando maior valor as comunidades onde moramos.

Existem vários produtores, atores, comunicadores que vieram de comunidades periféricas. Então acredito que valeria o esforço dessa galera para fazer algo produzido nas periferias, não fazer longa ou curta mostrando a menina que engravidou em seus 14 anos!! Ah estou cansado disso, será que nas quebradas só tem isso, não tem um casalzinho que se ama? Não tem a menina que entrou em crise com o namorado e começou um romance com o melhor amigo dele? Não tem o carinha que tem um carro, que trabalha como cobrador de ônibus e que curti o ensaio da Timbalada? Acredito que podemos, assim como a burguesia, criar nossas ficções e também criar algo baseado nos fatos reais, mas devemos sair desta mesmice que nas comunidades periféricas só tem coitadinho, miséria, drogas… vamos mostrar os problemas, mas se queremos alcançar a maior massa de publico possível, deveremos fazer isso de maneira inteligente, porque há um ditado que se encaixa bem, “o rato nunca é fisgado se a ratoeira se nada lá estiver”, então temos que dar algo para prender atenção e dentro disso mostrar o que queremos.

Eu iniciei a escrita de uma novela que se dá totalmente ambientada dentro da periferia. Estou aberto a sugestões, a parcerias também, pois tenho somente uma câmera, mesmo assim não impede de levarmos  a ideia à frente. Quem estiver a fim de ajudar nesta esta ideia, pode chegar para somar, aqui tem espaço para todos, como os MCs que tiverem a fim de colocarem suas trilhas na produção, também pode chegar e deixar seu comentário que entrarei em contato, assim como quem tem câmera de vídeo, quem manja em edição de imagens, que faz teatro..todos são bem vindos, vamos elevar a autoestima do nosso povo, e mostrar a mídia sensacionalista que quem falava pelos negros, hoje sabe que agente tem voz, pois acredito que cada um fazendo um pouquinho, nós venceremos.

Ah! e antes que algum “intelecto”  escreva, não é com isso aqui que iremos mudar nossa realidade nas periferias, mais é com ideias como estas que conseguiremos formar o coletivo e fazer “zoada” para os que oprimem aos nossos.

O artigo foi publicado por Enderson no blog Correio Nagô. Acesse o Correio Nagô e veja outros artigos interessantes postados no site através do endereço:

http://correionago.ning.com/profiles/blogs/a-periferia-est-virando-moda-nas-telas-vamos-virar-o-jogo 

Enderson Araujo  é Co- Fundador da Mídia Periférica

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário