FUNÇÃO ORIGINAL fala sobre a mistura de futebol com rap que resultou em um projeto social bem sucedido com a COFA

Função Original, um grupo formado por amigos de infância que no RAP, tiveram a oportunidade de se resgatar de caminhos ‘errados’ e de transmitir através de suas letras, tudo o que vivem, tudo o que os rodeiam. Apadrinhado pelo Conceito Real, o Função Original está na cena desde 2007, no entanto, sempre alcançou um público que não se limita ao rap. Para o grupo, 2008 foi um ano de conquistas, iniciado com o lançamento do primeiro disco “A Paz é Nós Quem Faz”, que chegou às ruas com 10 faixas, também produzidas pela M.L.K. Records. Com o destaque da canção “Por que os bons se vão”, que virou videoclipe, o Função Original se consagrou na região. Confira a entrevista concedia pelo grupo ao Polifonia Periférica.

Polifonia Periférica – Como surgiu a bela idéia de unir futebol e rap?

Função Original – O COFA sempre foi um time que arrasta geral do bairro em suas atividades como jogos, festas, encontros…Sempre participamos das atividades do time e de uns meses pra cá, eu (LEO) tive a idéia de fechar algo com o time visando a condição de trabalho conjunto pelo bairro reconhecendo a referência tanto do time como do grupo, surgindo assim a idéia de fazer o RAP homenageando eles, que foi o ponta pé inicial pra tudo que está rolando e ainda vai rolar.

Polifonia Periférica – Vocês mesclam, com muito talento, Rap, samba e pagode. Essa experiência rica e positiva da música influenciou na mistura do futebol com rap?

Função Original – Com certeza, a própria experiência de misturar nosso trabalho com o rap com outros gêneros musicais, ajudou bastante. A maior influência nessa nova parceria com o time é a nossa quebrada que tem talento em cada canto, mas muitas vezes oculto. O envolvimento com o futebol, assim como com o samba, tem tudo pra ser uma parada legal e produtiva, tá tudo junto e misturado.

Polifonia Periférica – Como se deu a aproximação do Função Original com a COFA e quais os resultados dessa parceria?

Função Original– A aproximação sempre teve pelo fato de ser um time referente da quebrada onde vivemos, COFA é tradição no futebol amador de Campinas. O envolvimento, começou ano passado após algumas reuniões, e a intenção inicial era de fazer o rap pro time e trabalhar em cima. Pronto, ai foi o start que ninguém imaginava, através desta idéia, foram surgindo outras, convite para tocar na festa de 13 anos lançando o rap, nosso nome na camiseta da festa, na camiseta de torcida, e por último a idéia do jogo beneficente, ou seja, o que era pra ser uma simples parceria se tornou em uma imensa e concreta união, pois percebemos em reunião, que juntar as forças do time com o grupo, pode ser positivo no modo geral.

Polifonia Periférica – Quais os planos para o futuro e o que mais pode surgir dessa parceria com a COFA?

Função Original – O mais atual plano é o jogo beneficente que irá acontecer em março e a gravação do vídeo clipe da música “Cofa sempre cofa” feita em homenagem para o time. A parceria formal é recente, estamos nos encontrando com frequência e desenhando planos, idéias e metas.

Polifonia Periférica – Dá miscelânea futebol e rap surgiu um projeto social. Como é esse projeto social e o que ele representa para o Função Original?

Função Original – Para nós, representa uma força a mais para realização de projetos e idéias, o projeto unificado com o time é recente, porém já é notável a aceitação e planos colocados em prática. Muitos eventos, atividades, encontros, irão acontecer durante o ano em parceria com o COFA, o primeiro que vem com força total e que citei acima é o jogo beneficente, que além de arrecadar alimentos para doar em 3 instituições, irá doar livros, com a intenção de fortalecer o gosto pela leitura.

Polifonia Periférica – A união do rap com o futebol ajudou a fortalecer a cultura hip hop na comunidade?

Função Original – Com certeza ajuda, afinal, quem não conhecia o Função Original e conhece o time, passa a conhecer por essa parceria. Fora o grupo, temos os outros elementos do Hip Hop em nossa quebrada, pode ser que essa aproximação mais forte nossa com o bairro, ajude esse pessoal aparecer mais.

Polifonia Periférica – Como vocês mesmo dizem: “Um passo de cada vez”. Qual o próximo passo do Função Original? Qual o passo a ser dado em 2012?

Função Original  – A expressão “UM PASSO DE CADA VEZ” vem da parte de uma música que escrevemos a tempos mas nem lançamos que fala assim: “UM PASSO DE CADA VEZ, disposto escutar, quem não senta pra aprender, não fica em pé pra ensinar”, e desde que surgiu isso, passamos a usar a expressão por ter tudo a ver com a nossa caminhada e com a caminhada de geral né, tudo tem que ser um passo por vez… Essa expressão, se tornou título de um DVD documentário feito pelo Conselho Local de Saúde aqui da comunidade no qual fazemos parte que fala sobre a história do bairro e a luta do serviço de saúde daqui.

Bom, a intenção é lançar um cd promocional com 6 faixas para já ir divulgando enquanto trabalhamos nosso segundo cd oficial. Paralelo a isso, estamos iniciando as conversas para dar início as gravações do vídeo clipe da música #COFAsempreCOFA feita pro time. Após o primeiro semestre, iremos trabalhar o vídeo clipe da música samba rap #ÉNÉ junto do lançamento oficial do segundo disco, e no final do ano a idéia é lançar um DVD, show com banda, misturando o samba rap. Muitas parcerias e participações já fechadas, fora as oficinas de rap dentro das unidades da Fundação Casa que tem acontecido com freqüência.

Polifonia Periférica – Deixa uma mensagem final para a galera?

Função Original  – Primeiramente agradecemos pela entrevista e pelo espaço, isso ajuda muito nossa cultura, pois faz com que outras pessoas possam ver o que ta rolando em cada canto, isso é da hora.

Em nome do Função Original e do COFA, deixo aqui um forte abraço para todos que ficaram alguns minutos lendo a matéria e que de alguma maneira essa parceria possa ter despertado uma reflexão em cada um, para que sejam iniciados trabalhos sociais dentro das comunidades. Ser do rap, não é só estar no palco, não é só ter agenda lotada de atividades, é se preocupar com o próximo, com a comunidade, com o que fala, com o que prega !!! Certo? Fiquem todos com Deus e até uma próxima se assim ele nos permitir. Pra fechar, 3 palavras vão ficar, tenta refletir nelas e entender o que pode acontecer se houver a capacidade de colocá-las em prática: FÉ, CORAGEM E PACIÊNCIA.

 

Sharing is caring!

One thought on “FUNÇÃO ORIGINAL fala sobre a mistura de futebol com rap que resultou em um projeto social bem sucedido com a COFA

  1. Bacana pessoal é isso aí temos que fazer parcerias com nosso pessoal. Quero dizer que não só o Rap, samba e pagode pode ser ligado ao futebol como também a literatura futebolística andam juntos, mas é isso aí força pra todos é tudo nosso, valeu!

Deixe um comentário