JÉSSICA BALBINO participa de livro coletivo de “Poetas do Sarau Suburbano”

Livro coletivo reúne escritores e poetas do Sarau Surburbano Convicto

São Paulo, SP – Acontece hoje no bairro do Bixiga o1º Festival Literário Suburbano Convicto, com o lançamento de sete diferentes obras, entre elas, o livro coletivo “Poetas do sarau Suburbano Convicto”, pelaPonteio Editora, do qual a jornalista e escritora poços-caldense Jéssica Balbinoparticipa, com dois textos inéditos, ao lado de outros 25 escritores da chamada literatura periférica ou divergente.

Com o tema “Pensavam que não sabíamos nem ler e estamos escrevendo livros”, o festival foi idealizado pelo escritor e agitador cultural Alessandro Buzo, que também o proprietário da livraria, especializada em literatura marginal, onde acontece o evento.

Está marcado também o lançamento de outros títulos, como o “Boneco do Marcinho”,obra infanto-juvenil do escritor Emerson Alcalde, o “Dia das Crianças na Periferia”, do Alessandro Buzo com ilustrações de Alexandre de Maio, o “Primeiras Prosas”, do coletivo Sarau da Ademar, o “Antologia do Sarau Perifatividade”, o“InCorPoros – Nuances de Libido” de Akins Kintê e Nina Silva e ainda o “#PoucasPalavras” de Renan Inquérito, que teve também a colaboração de Jéssica Balbino na concepção e editoração do livro.

O idealizador, Alessandro Buzo, comenta que esta deve ser só a primeira edição de outras que virão do Festival Literário e conta que a ideia surgiu naturalmente. “Em todos saraus, temos algum lançamento. Neste, seria apenas o do livro coletivo, mas outras pessoas foram pedido, foram surgindo e como vamos dizer não? Não dá. Tanta produção cultural na periferia parece sonho. São livros, CDs, DVDs, clipes, filmes que não param de surgir. Nem todos vão seguir, mas não importa. O que eu sei é que daqui 100 anos, as pessoas vão comentar: nos anos 2.000 surgiram um monte de livros e esses livros estão se espalhando por todas as partes, chegando a faculdades, cadeias, becos e vielas”, resume.

Este será o último sarau do ano, que terá as atividades retomadas em fevereiro de 2012.

Sobre a autora

Jéssica Balbino
 é jornalista e escritora, nasceu e vive em Poços de Caldas, mas permanece antenada com o que acontece pelas periferias do Brasil. O primeiro livro foi escrito com sua parceira Anita Motta,“Hip-Hop – A Cultura Marginal”. Ela também participou da coletânea “Suburbano Convicto – Pelas Periferias do Brasil”, organizado por Alessandro Buzo em 2007.

Atualmente, ministra oficinas e workshops sobre hip-hop, literatura periférica e cultura marginal.

Colunista do blog Literatura Periférica e se dedica a participar de saraus. Foi também uma das integrantes do projeto literário “Poesias para o trabalho” realizado pelo coletivo Literatura Suburbana e integrou uma das publicações. Esse trabalho rendeu ainda o convite para escrever o livro Traficando Conhecimento, para a coleçãoTramas Urbanas, da editora Aeroplano. Para a coordenadora da editora, Heloísa Buarque de Hollanda, a ideia surgiu quando tomou conhecimento do trabalho desenvolvido por Jéssica. “É um importante trabalho com a literatura e a cultura em geral em Poços de Caldas. Jéssica é uma excelente escritora e seu trabalho como ativista e agregadora vem realmente influenciando a cultura e a literatura hip-hop no país. Seu livro Traficando Conhecimento, vai se tornar uma referência sobre a produção cultural das comunidades brasileiras neste século XXI”, pontua.

Jéssica integra também coletivos como Hip-Hop Mulher, além de ser membro da Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop (FNMH²) e manter o blog www.jessicabalbino.blogspot.com

Serviço – O lançamento do livro acontece hoje, a partir das 20h na Livraria Suburbano Convicto, localizada a rua 13 de maio, 70, 2º andar. Bixiga.

Mais informações podem ser obtidas no www.buzo.com.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário