ESCOLA LIVRE DE CINEMA: Uma usina de construção de um novo imaginário

A Escola Livre de Cinema é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006. Sua metodologia articula três conceitos – o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som através de ações artísticas dentro e fora da sala de aula. Seu conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o encorajamento estético, no sentido de estimular a criação e a produção audiovisual. O Iguacine – Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, é uma das ações mais importantes da ELC, onde promovemos o encontro de nossa experiência do audiovisual, como um recurso de desenvolvimento do território. A ELC é patrocinada pela Petrobras por meio dos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS), é também Ponto de Cultura e mantém parceria metodológica com a Universidade Federal Fluminense – UFF. Além do Curso para Crianças, esse ano está acontecendo quatro cursos para jovens e adultos: Dublagem, Videoclipe para You Tube, Blognovela e Audiovisual para Educadores. Aqui todos poderão acompanhar o cotidiano da ELC e sua metodologia! Dsde a sua criação, já atendeu a mais de três mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, com cursos gratuitos de cinema.

A escola acumula em seu currículo duas produções de grande sucesso. O documentário “Cante um funk para um filme”, que reuniu moradores do bairro falando sobre/cantando a importância do ritmo em suas vidas e participou do Cinesul Festival Latino Americano 2007. E uma vinheta de animação para exibição pela Rede Globo durante os Jogos Pan-Americanos, criada por um grupo de ex-alunos da escola.

A sua sede está situada na Rua Santos Filho em Miguel Couto, em Nova Iguaçu em um prédio de três andares que é uma atração à parte: a fachada pintada de vermelho apresenta uma instalação feita com aros de bicicleta esbanjando criatividade, inovação e ousadia. Além disso, as instalações da escola são confortáveis, modernas, aconchegantes propiciando aos alunos um ambiente agradável e estimulador tornando o aprendizado muito prazeroso. Os alunos estão sempre motivados para as atividades e tem oportunidade de questionar e sugerir.

No seu espaço de convivência a escola tem a belíssima biblioteca Cacá de Diegues aberta à comunidade, além do centro de cultura digital que disponibiliza 12 computadores ligados à internet, com livre acesso para os moradores cadastrados. Fato que mostra que a escola não se limita a uma relação ensino-aprendizagem com a comunidade.

O mais importante é que a escola está a serviço da construção de um novo imaginário permitindo a seus alunos, através da linguagem do cinema, expressar seus sentimentos, desejos, percepções e sonhos. Tudo isso faz explodir a subjetividade e o poder de criação transformando vidas e criando novos mundos.

Mais informações: 2886-3889 / elcni2011@gmail.com
www.escolalivredecinema.blogspot.com

Assista “As Trilhas do Caminho”, curta-Metragem produzido em 2008 pelos alunos da Escola Livre de Cinema (Nova Iguaçu-RJ)

http://youtu.be/Wodcv1ydMc4

Sharing is caring!

Deixe um comentário