ESTÚDIO DE ARTE ESPAÇO ABERTO: arte, educação e cidadania na Rocinha

Criada em 1998, a ONG Espaço Aberto da Rocinha tem como objetivo descobrir e potencializar as habilidades para a arte da dança de crianças, adolescentes e jovens através de oficinas e aulas práticas. Os alunos são principalmente moradores de comunidades carentes de infra-estruturas, onde tais oportunidades, em geral, são mais custosas e/ou difíceis de se obter. Além das aulas, os alunos desta do Espaço Aberto têm a chance de transformar-se em membros do corpo de bailarinos da companhia de dança profissional da instituição, e participar regularmente em festivais e eventos, bem como se atualizando na prática artística de dançar. Alias, já têm vários estudantes que conseguiram trabalhar como bailarinos e inclusive criar suas próprias companhias de dança, sendo que os cursos do Espaço Aberto têm proporcionado um modo de vida para eles e as suas famílias. O Espaço Aberto foi fundado pela professora Yolanda Demétrio, bailarina e coreógrafa formada há mais de 20 anos, entre outras, na Escola Maria Olenewa de Rio de Janeiro, e a Escola Maxime D’Haroche de Barcelona.

Cursos

Os cursos de dança oferecidos pela ONG espaço aberto incluem baby classe, jazz, dança afro, danças de salão, dança do ventre, folclore (nordestino) e samba (diversos estilos). As aulas usam variadas linguagens metodológicas e contam com a presença periódica de profissionais da área que são convidados para ministrarem palestras especializadas. Atualmente, além das mais de 100 crianças (a partir de 3 anos de idade), o Espaço conta com pais de alunos que viraram também estudantes. Além da formação, Espaço Aberto dispõe de uma companhia de dança que permite os estudantes se iniciar no âmbito das artes cênicas.

A fim de promover o crescimento pessoal dos seus alunos, o Espaço Aberto também organiza periodicamente visitas culturais e fornece ingressos gratuitamente para que os estudantes possam assistir a espetáculos artísticos diversos com as suas famílias.

Outras atividades organizadas dentro da instituição que correm em paralelo à dança são as aulas de teatro, luta, literatura emassoterapia.


Cantinho e reforço

Espaço Aberto tem também como objetivo complementar a educação dos seus estudantes com a organização de aulas de leitura e reforço escolar. Nossa ONG conta com um ponto de literatura com livros de literatura infantil, livros de texto escolar e obras clássicas da literatura portuguesa doados generosamente pelo Ministério de Cultura e a Ação Cidadania. Diversos voluntários tomam conta das aulas de reforço e da supervisão das sessões do “Cantinho da Literatura”, um projeto que procura despertar nas crianças o gosto pela literatura, tanto a través da leitura como a través da criação de poemas e pequenas histórias.

Contato:

Yolanda dos Santos Demetrio. Tels: (21) 2492-2166 / 9166-8504
Endereço: Estrada da Gávea 447 Loja. Rocinha.
eaberto@gmail.com / yolanda-demetrio@eaberto.org

 

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário