CISIN: resgate e divulgação das expressões culturais de origem africana.

O CISIN(Centro de Integração Social Inzo Ia Nzambi) nasceu a partir da idéia de resgatar e divulgar as expressões culturais de origem africana, visando o fortalecimento da identidade cultural da população da Baixada Fluminense no que se refere à sua origem afro-descendente. As ações do CISIN acontecem através da revitalização e valorização de entidades e grupos que atuam e promovem as mesmas, investe ainda na formação de multiplicadores desta cultura. Além disso, atua também assessorando programas e projetos de interesse do povo afro-brasileiro na luta contra qualquer forma de discriminação racial, cultural, religiosa ou social.

Em outubro de 2002, com o apoio de pessoas oriundas das religiões afro-descendentes, o CISIN lançou o projeto AFOXÉ MAXAMBOMBA. Constitui-se num bloco de Afoxé que iniciou sua organização em março e se tornou realidade em 19 de novembro de 2003; com uma bela apresentação de lançamento oficial na “Semana da Consciência Negra” promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.

Hoje o MAXAMBOMBA é o maior bloco de afoxé do Estado do Rio de Janeiro; apresenta-se em diversos eventos de Promoção Cultural da Igualdade Racial , inclusive na abertura oficial do Carnaval das Cidades de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Entre outros o AFOXÉ MAXAMBOMBA se apresentou: no “Presente de Yemanjá”em Sepetiba, todos os anos desde 2003; na UNIG (Universidade de Nova Iguaçu) no concurso Hino do Afoxé; no 1º e 2º Troféu Kizomba Ria Nsaba promovido pelo CISIN no Esporte Clube Iguaçu em 2006 e 2007; na ABL – Afro no Palácio Capanema – RJ.; na Praça Rui Barbosa no Centro de Nova Iguaçu; no Piscina Park Oásis; na RioSampa, no Concurso e Coroação da Rainha do Afoxé; no Fórum Oba Biyi em 15/11/2005; na Rede de Mulheres da Baixada Fluminense, no evento de comemoração dos 50 anos de Mãe Biata de Yemanjá realizado em 18/11/2005; no Yalodês em 14/07/2007; no evento de lançamento do “ I Censo dos Terreiros de Umbanda e Candomblé da Cidade de Nova Iguaçu”, em 11/08/2007; na Marcha de Abertura, no Seminário Educação Diversidade Cultural e Etnias e no encerramento do Fórum Mundial de Educação realizado de 27 a 30 de março em Nova Iguaçu.

O AFOXÉ MAXAMBOMBA conta atualmente com cerca de 150 componentes permanentes.

O CISIN promove ainda diversos eventos como: seminários, palestras, simpósios, exposições e oficinas com recorte cultural afro-brasileiro.

 Contato:

Arlene de Katendê (Presidenta CISIN)
arlenekatende@ig.com.br

Sharing is caring!

Deixe um comentário